Madeira

Eduardo Jesus realça investimento das companhias lowcost na Madeira

None
Fotos Miguel Espada/ASPRESS

O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, realçou o investimento das companhias lowcost na Madeira face ao aos realizados pela TAP, que pretende aumentar a oferta a nível internacional.

Durante a iniciativa internacional Aviation-Event Executive Forum 2023, que decorre esta tarde no Savoy Palace, a CEO da companhia aérea portuguesa, Christine Ourmiéres-Widener, referiu que a TAP pretende investir mais em voos que liguem Lisboa à América do Sul. Já por outro lado, tal como noticiado, a companhia aérea lowcost Ryanair vai aumentar a frequência de voos entre o Funchal e o Porto e manter as 10 rotas que opera para a Madeira, este Verão.

“A verdade é que o crescimento tem-se registado à custa de um conjunto de companhias que vão aproveitando essa opção da TAP”, referiu o secretário.

A TAP está muito concentrada com a ligação Lisboa com a América Latina, não privilegia voos directos para a Madeira, que é uma das coisas que nós reivindicamos há muito tempo, mas que é assumido pela comissão executiva que não é estratégico para a TAP. E, por não ser, para outras companhias passa a ser. Enquanto uma opta por crescer no mercado transatlântico, as outras preferem trabalhar no mercado europeu, onde nós tiramos melhor proveito.” Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura.

Relativamente à tão pedida ligação directa Madeira-Caracas, a CEO da TAP referiu que não existe nenhum projecto nesse sentido.

“Este é um voo que nos agradaria muito sobre o ponto de vista da diáspora, aliás é recorrente pedido por parte dos madeirenses na Venezuela”, disse Eduardo Jesus.

Ainda assim, a TAP pretende aumentar o número de assentos nos seus aviões, uma estratégia que segue o padrão de outras companhias, devido ao condicionamentos existentes, tal como acontece por exemplo no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Nós sabemos que existem fortíssimas limitações no que diz respeito aos ‘slots’, principalmente a partir de Lisboa. Está a existir uma solução que foi encontrada pelas companhias e que vai ao encontro do nosso desejo que é a substituição das aeronaves por aviões com maior capacidade. Isto significa que, com o mesmo slot, com a mesma permissão de voo, em vez de um avião com uma determinada capacidade, passa a ser outro que transporta mais pessoas. É uma forma de contornar o problema. Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura.