Desporto

FC Porto derrotado e empate entre Leipzig e Manchester City

None

Um golo de Lukaku, na fase final do encontro e perante um FC Porto reduzido a 10, por expulsão de Otávio, permitiu hoje ao Inter colocar-se em vantagem nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.

Os italianos acabaram assim por sair em vantagem para o jogo da segunda mão, dentro de três semanas no Porto, enquanto, no outro jogo que fechou hoje a primeira parte da eliminatória, o Manchester City não conseguiu segurar a vantagem alcançada aos 27 minutos, por Mahrez, e teve de se contentar com o empate 1-1 frente ao Leipzig, que empatou por Gvardiol, aos 70.

Em Milão, num jogo com muitas oportunidades e em que os guarda-redes estiveram em evidência, o nulo teimava em manter-se, mas os transalpinos tiraram alguma vantagem com a expulsão, por segundo amarelo, de Otávio, aos 76 minutos, permitindo ao Inter carregar nos últimos minutos e chegar ao golo, impondo a primeira derrota aos 'dragões' depois de 22 jogos sem perder para qualquer competição.

Aos 86 minutos, numa descida pela direita, Barella cruzou para o 'coração' da área, onde Lukaku se antecipou a Pepe e cabeceou ao poste direito à guarda de Diogo Costa, tendo a bola voltado ao avançado belga, que, de pé esquerdo, se limitou a empurrar para o fundo das redes.

O FC Porto recebe o Inter de Milão dentro de três semanas (14 de março), num jogo em que estará privado de Otávio, que, com o segundo amarelo, estará ausente por castigo, depois de hoje ter sido expulso pela primeira vez na sua carreira.

Em Leipzig, o City, no qual alinharam Rúben Dias e Bernardo Silva durante os 90 minutos, tomou conta do jogo desde o seu arranque e materializou o ascendente aos 27 minutos, através de Mahrez, tendo os comandados de Pep Guardiola conservado o domínio até ao intervalo, falhando ainda várias oportunidades para ampliar.

Na etapa complementar, o conjunto alemão, que contou com André Silva no 'onze' inicial - saiu aos 82 minutos -, surgiu com outra disposição e começou a discutir o jogo, vindo a ser premiado, aos 70 minutos, com o golo de Gvardiol, que impôs assim o empate a 1-1, mantendo em aberto a discussão da eliminatória.

Fechada a primeira mão dos 'oitavos', apenas Real Madrid, Nápoles e Benfica parecem ter bem encaminhados os respetivos apuramentos para os quartos de final, depois de terem vencido em casa de Liverpool (5-2), Eintracht Frankfurt (2-0) e Club Brugge (2-0), respetivamente, enquanto os restantes jogos têm em aberto os desfechos da eliminatória.