Madeira

25 Soldados do RG3 concluíram Curso de Formação de Praças do Exército

Novo ciclo formativo terá início a 13 de Março, candidaturas decorrem até 24 de Fevereiro

Exercício final do 9.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2022, decorreu esta semana.
Exercício final do 9.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2022, decorreu esta semana., Foto Exército Português

O Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3) realizou, durante esta semana, o exercício final do 9.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2022, que teve por finalidade "validar os conhecimentos adquiridos ao longo das 12 semanas de curso, bem como adaptar e treinar os soldados às vivências, técnicas e perícias próprias do permanecer por período superior a 24 horas em campanha".

Este curso, que teve início em Novembro de 2022, terminou com 25 soldados (20 masculinos e 5 femininos) e presentemente o RG3 prepara-se para iniciar um novo ciclo formativo, que terá início a 13 de Março, dá conta um comunicado do Exército.

As novas candidaturas estão presentemente a decorrer e podem ser efectuadas no Gabinete de Atendimento ao Público, situado no Palácio de São Lourenço, até ao dia 24 de Fevereiro.

O processo de classificação e selecção decorrerá entre 27 de Fevereiro e 3 de Março e conta com provas de aptidão médica, psicotécnica e psicomotora e com uma entrevista de orientação.

Relativamente ao curso agora concluído, o exercício final os soldados consolidaram a prática das tarefas individuais e colectivas inerentes à Técnica Individual de Combate e de Secção, "permitindo correlacionar e ver a aplicação prática das tarefas entretanto aprendidas isoladamente". "Foram igualmente aplicados os conhecimentos adquiridos na área das Técnicas de Sobrevivência, desenvolvendo o espírito de corpo e coesão, adaptação e flexibilidade necessárias para fazer face ao desconforto e incomodidade típicos de uma situação de sobrevivência, aplicaram técnicas e perícias na transposição de obstáculos, potenciando o autocontrolo e coragem, bem como o desenvolvimento da capacidade física e da resiliência", acrescenta a nota remetida às redacções.

No final do exercício, realizou-se a cerimónia de fim de curso, onde estiveram presentes os familiares e amigos dos soldados que concluíram com sucesso a fase formativa inicial da sua vida militar.