País

Embaixada da Turquia estima enviar para o país 15 toneladas de donativos de Portugal

None
Foto Miguel Espada / ASPRESS

A embaixada da Turquia em Lisboa deverá enviar para o país cerca de 15 toneladas de bens recolhidos graças aos donativos dos portugueses, tendo a embaixadora explicado que a necessidade agora é de mantas, sacos-cama e tendas.

Para lá dos muros do edifício da embaixada em Lisboa, o cenário é de dezenas e dezenas de caixas e sacos amontoados e espalhados pelo chão, à medida que os voluntários -- entre cidadãos turcos a viver em Lisboa, portugueses, estrangeiros e os próprios funcionários da embaixada, nomeadamente o marido da embaixadora -- tentam dar ordem e arrumar o que vai chegando consoante as necessidades.

Duas portuguesas, que pediram anonimato, contaram à Lusa que resolveram oferecer ajuda à embaixada da Turquia depois de saberem das dificuldades por uma funcionária daquela missão diplomática.

Segundo explicou Teresa (nome fictício), a funcionária fez o pedido de ajuda na escola que o filho frequenta, "a escola organizou-se" e como "há pais que estão habituados a ações de voluntariado", ofereceram-se para "dar uma mãozinha".

"Neste momento estamos a dividir o que é prioritário para ir hoje, que é a comida, e a separar tudo para depois as funcionárias aqui na embaixada embalarem para seguir de avião, à noite", contou, especificando que na comida inclui-se secos e enlatados porque tudo o que for líquidos vai por via terrestre.

Teresa, que diz normalmente trabalhar em ações humanitárias, contou que hoje já está a trabalhar há seis horas na embaixada, além de noutros três dias ter feito recolha de bens numa escola.

'Monte de Amigos' promove campanha de ajuda às vítimas da Turquia na Madeira

A Associação 'Monte de Amigos' inicia amanhã uma campanha 'A Caminho da Turquia', que se destina à angariação de bens para ajudar as vítimas do sismo na Turquia e que irá decorrer até próximo dia 17 de Fevereiro.

Maria, nome fictício, tem os filhos na mesma escola e assim que soube das necessidades da embaixada para recolher, organizar e preparar todos os bens a enviar para a Turquia, não hesitou.

"Na turma da minha filha há um menino de origem turca, e portanto eu estava sensibilizada para a questão, a mãe turca também resolveu colaborar e eu senti que deveria apoiar", contou, admitindo que não pode despender o mesmo tempo que a 'Teresa', mas tendo estado toda a manhã de quarta-feira na escola dos filhos a ajudar a separar as doações e a embalar.

Explicou que o seu trabalho tem passado por "separar tudo porque as pessoas enviam muitas coisas misturadas", dando como exemplo uma caixa que chegou etiquetada com comida enlatada e que afinal tinha no interior artigos de campismo e artigos de higiene.

"Há um esforço gigante, de uma série de pessoas, no sentido de tentarmos cumprir a meta de hoje à noite, que é o voo", disse.

A embaixadora da Turquia em Lisboa disse estar muito agradecida a todas as pessoas que se voluntariaram para ajudar, além das entidades oficiais, como o primeiro-ministro ou o ministro dos Negócios Estrangeiros, lembrando que o Governo português teve logo a iniciativa de enviar equipas de resgate para o país.

"Estamos gratos a todos. Tenho de dizer que, como embaixadora, fiquei muito emocionada com a reação e a solidariedade do povo português, desde o primeiro dia em que pedimos donativos. Empresas, mas também pessoas idosas, jovens, crianças em idade escolar, que vieram demonstrar a sua solidariedade com o povo do nosso país", disse à Lusa Lale Ülker.

Segundo a responsável, tendo em conta as condições meteorológicas que atualmente se fazem sentir na Turquia, com neve e temperaturas negativas, a necessidade agora é sobretudo de mantas, sacos-camas, casacos de inverno e tendas, além de fraldas e comida para bebé.

"Através da nossa companhia área já enviámos mais de 10 toneladas de bens a partir de Lisboa e a partir do Porto cerca de duas toneladas", adiantou, acrescentando que o envio tem sido feito através de dois voos diários.

A embaixadora Lale Ülker estimou que, até ao final da semana, sejam enviados 15 toneladas em bens, "o que é um imenso apoio".

Adiantou que durante a próxima semana irão receber "milhares de cobertores" doados por empresas e instituições e que a embaixada irá continuar a enviá-los seja por avião, via marítima ou terrestre.

Lale Ülker disse ainda que a embaixada suspendeu por enquanto a recolha de roupa por razões logísticas, explicando que a prioridade agora é para tudo o que possa ajudar a ultrapassar as temperaturas negativas, apelando a que quem queira fazer doações consulte primeiro a página de Facebook da embaixada.

Pelo menos 36.187 pessoas morreram e outras 108.000 ficaram feridas na Turquia após os dois fortes sismos que atingiram o país, declarou hoje a agência de gestão de emergências e desastres da Turquia (AFAD).

Os sismos provocaram a queda de milhares de edifícios - sob os quais dezenas de milhares de corpos ainda podem estar soterrados, alertaram vários especialistas turcos e internacionais - e outras 50.000 edificações foram gravemente danificadas e terão de ser demolidas.

Até ao momento, estão confirmadas cerca de 5.000 vítimas mortais na Síria devido aos terramotos.