Madeira

Inflação na Madeira atinge 7,4%, o valor mais alto em quase 30 anos

Taxa de variação média dos últimos doze meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 7,4%

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A inflação na Região Autónoma da Madeira em Janeiro de 2023, aumentou para 7,4%, mais 0,4 pontos percentuais ao registado no mês de Dezembro de 2022. Esta variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – "é o valor mais elevado para este indicador desde Junho de 1993", informa hoje a Direcção Regional de Estatística.

"O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 6,4%, superior em 0,5 p.p. ao observado no mês anterior", tendo os bens registaram uma taxa de 8,5% e os serviços de 5,7%.

Diz a DREM que "todas as classes do IPC apresentaram variações positivas, sendo os 'Restaurantes e Hotéis' (+15,9%), 'Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas' (+12,4%) e 'Transportes' (+9,9%) as que registaram os aumentos mais expressivos", mantendo assim as tendências já reveladas ao longo do ano passado.

No País, "o IPC registou uma taxa de variação média de 8,2%, valor superior em 0,4 p.p. ao verificado no mês anterior (7,8%)", acrescenta.

Inflação recua pela 3.ª vez consecutiva para 8,4% em Janeiro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu, pela terceira vez consecutiva, para 8,4% em janeiro, taxa inferior em 1,2 pontos percentuais à do mês anterior, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Acrescenta que "em termos homólogos, ou seja, comparando Janeiro de 2023 com o mesmo mês de 2022, a variação de preços foi de +8,3% (+8,4% no País), + 0,5 p.p. face ao mês anterior, mantendo-se, contudo, abaixo do pico observado em Junho passado (+8,8%)", realça.

Também é referido que "o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,9% face ao mês anterior e de +4,2% se comparado com o mês homólogo".