DNOTICIAS.PT
Madeira

Cafôfo também 'cai' com a demissão de Costa

O secretário de Estado das Comunidades tomou posse em Março de 2022

None

A decisão do primeiro-ministro António Costa, que apresentou a sua demissão ao Presidente da República, que Marcelo Rebelo de Sousa já aceitou, após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projectos de lítio e hidrogénio, faz também cair o socialista madeirense Paulo Cafôfo, que desde Março de 2022 assumia as funções de secretário de Estado das Comunidades. 

Vídeo do momento em que Cafôfo toma posse como novo secretário de Estado das Comunidades

Paulo Cafôfo tomou posse, esta quarta-feira, numa cerimónia no Palácio da Ajuda, como novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, integrando o novo Governo liderado por António Costa.

Ao longo do dia de hoje a decisão, que coloca o Portugal em 'banho-maria', foi comentada por personalidades de vários quadrantes políticos, e os partidos com assento parlamentar, a maioria, foram rápidos a pedir eleições antecipadas. Quem não quis responder, pelo menos aos contactos do DIÁRIO, foram os socialistas madeirenses que, nos últimos tempos, fazem vida política na capital. Nomes como Carlos Pereira ou Miguel Iglésias.

Paulo Cafôfo parece preferir remeter-se ao silêncio, ele que já havia anunciada a sua candidatura à liderança do PS-Madeira e, caso fosse eleito, ia mais tarde ou mais cedo abandonar o trabalho que vinha desempenhando junto das comunidades portuguesas.

Cafôfo passou a ser o quarto madeirense a assumir uma Secretaria de Estado e o segundo a ter à sua responsabilidade as Comunidades Portuguesas, pasta que teve Manuel Correia de Jesus como secretário de Estado entre 1987 e 1991.