DNOTICIAS.PT
Madeira

Reunião do Conselho Municipal de Segurança esta segunda-feira

Saiba quais os assuntos que marcam a agenda desta segunda-feira, 6 de Novembro

None

Nesta segunda-feira, pelas 15h00, há reunião do Conselho Municipal de Segurança (CMS), órgão presidido pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.

As declarações à comunicação social estão previstas para as 16h45, no Salão Nobre da autarquia do Funchal.

De recordar que na primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança, Pedro Calado destacou que o Funchal era "um concelho seguro". No entanto, defendeu que era necessário um trabalho complementar na segurança pública da capital madeirense.

Pedro Calado garante que o "Funchal é um concelho seguro"

Autarca revelou que já existiram duas reuniões com o Ministro da Administração Interna

O  Conselho Municipal de Segurança tomou posse no passado dia 2 de Fevereiro e tem como objectivo promover a articulação, a coordenação, a troca de informações e a cooperação entre diversas entidades que têm intervenção em matéria da prevenção e da segurança das populações.

O CMS integra um total de 31 entidades, entre as quais o presidente da Assembleia Municipal do Funchal, vereador com a tutela do trânsito, protecção civil e bombeiros, representantes das diversas forças de segurança, opresidentes de Juntas de Freguesia, representante do Ministério Publico da Comarca, responsáveis pelos serviços municipais de protecção civil e pelas corporações de bombeiros, representantes das áreas cultural, desportiva e educativa e das estruturas integrantes da rede nacional de apoio às vítimas, entre outras entidades e personalidades.

Saiba que outros assuntos marcam a agenda desta segunda-feira, 6 de Novembro: 

9h10 às 11h00: Humberto Carolo, luso-canadiano e director da ONG canadiana White Ribbon, profere uma palestra num evento organizado pela Universidade da Madeira (UMa) e UMAR Madeira, na Sala do Senado da UMa; 

10h00 às 12h00: Desporto Escolar I Ciclo, no Estádio de Câmara de Lobos; 

10h15: Comissão de moradores do Garachico entrega uma carta reivindicativa (resolução do problema do saneamento básico), na ARM, na sede à Rua dos Ferreiros - Funchal; 

12h30: Deputados do PSD eleitos à Assembleia da República abordam Orçamento do Estado 2024, na Assembleia da República; 

16h00:  Cerimónia de entrega de cédulas profissionais aos novos advogados com a presença da Bastonária da Ordem dos Advogados, na sede do Conselho Regional da Madeira. 

Principais acontecimentos registados no dia 6 de Novembro, Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e de Conflito Armado, Dia do Saxofonista:

1656 - Morre, com 52 anos, D. João IV.

1772 - O Marquês de Pombal oficializa o ensino primário em Portugal.

1854 - Nasce o compositor norte-americano John Philip Sousa.

1860 - Abraham Lincoln vence as eleições Presidenciais dos EUA.

1869 - Disputa-se aquele que todos consideram ter sido o primeiro jogo de futebol americano da história entre a Rutgers University e os seus vizinhos da Princeton University.

1893 - Morre, em São Petersburgo, o compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, aos 53 anos.

1913 - Mohandas Karamchand Gandhi, Mahatma Gandhi, é preso pela primeira vez, enquanto liderava uma marcha de mineiros indianos que trabalhavam na África do Sul.

1919 - Nasce, no Porto, a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.

1921 - O Teatro Ginásio de Lisboa é destruído por um incêndio.

1929 - Morre, com 72 anos, o pintor Columbano Bordalo Pinheiro.

1936 - Guerra Civil de Espanha. Começa o cerco de Madrid, pelas forças falangistas de Franco. O Governo republicano muda-se para Valência.

1959 - É criado pelo Exército o Centro de Instrução de Operações Especiais de Lamego.

1962 - A Assembleia Geral das Nações Unidas aprova a aplicação de sanções económicas à África do Sul pela política de discriminação racial.

1968 - Começam, em Paris, conversações para a paz no Vietname.

1975 - Debate televisivo na RTP entre o líder do PS, Mário Soares, e o secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal. Soares acusa o chefe dos comunistas de querer instaurar uma nova ditadura no país. Cunhal que o considera o chefe da reação responde com uma frase que fica célebre: "Olhe que não, doutor, olhe que não...".

1979 - Demite-se o Governo iraniano. O primeiro-ministro Mahdi Bazargan é afastado por divergências com Ayatollah Khomeini.

1984 - Ronald Wilson Reagan é reeleito Presidente dos EUA.

- Três elementos da Polícia Secreta polaca confessam o assassínio do padre Jerzy Popieluszko.

1985 - O Presidente da República, general António Ramalho Eanes, dá posse ao X Governo Constitucional. Aníbal Cavaco Silva é primeiro-ministro.

1990 - Morre, com 64 anos, o ator e encenador português Carlos Wallenstein.

- A Hungria adere ao Conselho da Europa.

1992 - Morre, aos 50 anos, o cavaleiro tauromáquico Gustavo Zenkl.

1996 - A Croácia adere ao Conselho da Europa.

1997 - Mário Soares e Álvaro Cunhal discutem o futuro da União Europeia num programa de televisão, reeditando o debate de 1975.

2001 - O secretário da Defesa norte-americano Donald Rumsfeld revela que o Pentágono aumentou duas vezes e meia o número das equipas de forças especiais no Afeganistão.

2002 - Começa, em Lisboa, a demolição do Estádio José Alvalade, inaugurado a 10 de junho de 1956.

2003 - O grupo têxtil Melka encerra as duas últimas empresas em Portugal e deixa no desemprego 308 trabalhadores.

- A sonda espacial norte-americana Voyager 1, lançada 26 anos antes, abandona o sistema solar.

2004 - Descarrilamento de um comboio em Ufton Nervet, nos arredores de Londres, junto a passagem de nível, causa 150 feridos.

2005 - Cerca de 1300 carros incendiados, dez polícias antimotim feridos e 312 pessoas detidas, em bairros suburbanos de diferentes regiões de França, no 11.º dia de violência.

2006 - A TAP chega a acordo com o grupo Espírito Santo Internacional para a compra da Portugália Airlines, por 140 milhões de euros.

- Um tribunal italiano condena a 10 anos de prisão um cidadão egípcio, tido pela justiça espanhola como um dos cérebros dos atentados de 11 de março em Madrid, por "associação criminosa com o terrorismo internacional".

- Os movimentos palestinianos Hamas e Fatah chegam a um princípio de acordo para a formação de um governo de unidade nacional que incluirá todos os grupos parlamentares e que não será liderado pelo atual primeiro-ministro Ismail Haniyeh.

2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia a ampliação dos cuidados do Serviço Nacional de Saúde, que integrará pela primeira vez programas nacionais de saúde oral, de vacina contra o cancro do colo do útero e de apoio à procriação medicamente assistida.

- Uma operação contra 20 alegados terroristas conduz à detenção de 15 suspeitos em Portugal, França, Itália e Reino Unido, segundo as várias autoridades envolvidas. A Eurojust, organismo de cooperação judiciária da União Europeia, afirma que a rede pan-europeia tem uma ligação clara à Al-Qaida e teria programado ataques terroristas em Itália, no Afeganistão, no Iraque e nos países árabes.

- A maioria do PS aprova no parlamento, com os votos contra de toda a oposição, o novo Estatuto do Aluno, que permite que os estudantes passem de ano sem frequentar as aulas, desde que sejam aprovados nas provas de recuperação.

2008 - A MTV atribui a título excecional o prémio "Lenda da música" a Paul McCartney, que com os Beatles colocou Liverpool no centro do mapa da música pop rock a partir dos anos 1960.

- Morre, com 84 anos, o pintor Raul da Costa Camelo.

2012 - Morre Marin Naydenov Minkov, Maxim, mais velho líder religioso ortodoxo da Europa, patriarca da Igreja Ortodoxa búlgara, aos 98 anos.

- Morre, com 92 anos, Clive Robert Benjamin Dunn, Clive Dunn, ator britânico, famoso pelo papel de talhante na sitcom da BBC "Dad's Army".

2013 - Morre, aos 92 anos, o ator brasileiro Jorge Dória.

2014 - O Tribunal Constitucional dá "luz verde" aos aumentos dos descontos para a ADSE e outros subsistemas de saúde do Estado, aprovados em maio, diploma cuja fiscalização tinha sido pedida pelo PCP, BE e PEV, em junho.

- Morre, com 78 anos, José Malaquias Pinela, um dos dirigentes sindicais que fez parte da fundação da CGTP-Intersindical.

2019 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecora, a título póstumo, a escritora e poeta Sophia de Mello Breyner Andresen com o Grande-Colar da Ordem de Sant'Iago da Espada, um alto grau concedido a chefes de Estado estrangeiros.

- Morre, aos 82 anos, Robert Grahame Freeman, fotógrafo e realizador britânico, conhecido pelo seu trabalho com os Beatles.

2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decreta novo estado de emergência, por 15 dias, a partir de 09 de novembro, para permitir medidas de contenção da covid-19.

2021 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga, com reservas, o decreto do parlamento de extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), remetendo a sua apreciação decisiva para posteriores decretos de execução do Governo.

- O deputado André Ventura é reeleito presidente do Chega com 94,78% dos votos, num universo de cerca de 20 mil militantes deste partido com capacidade eleitoral, enquanto o seu adversário, o empresário Carlos Natal, obteve 5,22%.

- Morre, com 75 anos, Raúl Rivero, poeta e jornalista dissidente cubano.

- Morre, aos 64 anos, Terence Wilson, mais conhecido como Astro, músico britânico, ex-vocalista e membro fundador do grupo britânico UB40.

Este é o tricentésimo décimo dia do ano. Faltam 55 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia:

"Desaprender oito horas por dia ensina os princípios".  Manoel de Barros (1916), poeta brasileiro