DNOTICIAS.PT
País

Marcelo faz na segunda-feira primeira visita de um Presidente português à Moldova

A presidente moldava Maia Sandu visitou Portugal a 3 de Outubro e agora Marcelo Rebelo de Sousa retribui a visita.   Foto Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República
A presidente moldava Maia Sandu visitou Portugal a 3 de Outubro e agora Marcelo Rebelo de Sousa retribui a visita.   Foto Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

O Presidente da República vai estar na Moldova entre segunda e terça-feira para uma visita oficial, a convite da homóloga moldava, naquela que é a primeira visita de um chefe de Estado português ao país.

Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se na segunda-feira com Maia Sandu e também tem previsto encontros com o primeiro-ministro moldavo, Dorin Recean, e o presidente do parlamento, Igor Grosu, de acordo com a informação transmitida pela Presidência da República.

No primeiro dia da visita oficial, o chefe de Estado português vai participar numa cerimónia para deposição de uma coroa de flores em honra a Estêvão o Grande, que governou o país durante mais de quatro décadas, entre os séculos XV e XVI e ficou conhecido pela resistência ao império otomano.

O programa da visita oficial do Presidente da República inclui uma intervenção no Fórum Empresarial Moldova-Portugal e uma palestra para estudantes da Universidade Estatal da Moldova.

Está também prevista a assinatura de uma carta de intenções para cooperação académica entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e o Conselho Nacional de Reitores da Moldova, assim como um memorando de entendimento entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a congénere moldava.

Marcelo Rebelo de Sousa é o primeiro Presidente português a visitar o país, tendo Cavaco Silva recebido em audiência, em fevereiro de 2010, o então Presidente interino da Moldova, Minai Ghimper.

No início do mês, o Presidente da República fez uma visita de Estado à Bélgica, mas o programa sofreu alterações por causa de um atentado que provocou três vítimas mortais, entre as quais o suspeito.