DNOTICIAS.PT
Mundo

Papa Francisco cancela agenda devido a "ligeiro estado gripal"

None
Foto AFP

A agenda do Papa Francisco para hoje foi cancelada porque o pontífice se encontra num "ligeiro estado gripal", anunciou hoje o Vaticano.

"As audiências do Santo Padre previstas para esta manhã foram canceladas devido a um leve estado gripal", indicou a Santa Sé num curto comunicado.

O Papa tinha marcado para hoje um encontro com o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, que foi cancelado, mantendo-se na agenda os seus compromissos para os próximos dias, incluindo a viagem ao Dubai, na sexta-feira, 01 de dezembro, à cimeira da COP 28 sobre as alterações climáticas.

Para terça-feira, está prevista a participação de Francisco no encontro de bispos da Conferência Episcopal Espanhola, no Dicastério para o Clero, no Vaticano, e um dia antes, na segunda-feira, o Papa deverá receber em audiência o Presidente do Paraguai, Santiago Peña.

No passado dia 06 de novembro, o próprio Francisco explicou, com voz cansada, que não estava bem de saúde e que preferia não ler o discurso que havia preparado ao receber os rabinos europeus, mas não interrompeu as atividades da sua agenda.

"Bom dia, saúdo a todos e sejam bem-vindos. Obrigado por esta visita que tanto gosto, mas acontece que não estou bem de saúde e por isso prefiro não ler o discurso, mas sim dá-lo a vocês e", disse o pai com uma voz cansada e um tanto rouca.

Mais tarde naquele dia, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, esclareceu que o papa estava "um pouco resfriado", mas suas atividades continuaram regularmente

No passado dia 06 de novembro, o próprio Francisco explicou, com voz cansada, que não estava bem de saúde e que preferia não ler o discurso que tinha preparado para receber os rabinos europeus, mas não interrompeu as atividades então previstas na sua agenda.

"Bons dias, saúdo a todos e dou-lhes as boas vindas. Agradeço esta visita, que tanto me agrada, mas não estou bem de saúde e, por isso, prefiro não ler o discurso, mas entregá-lo para que o levem", disse o Papa, com voz cansada e algo rouca.

Posteriormente, nesse mesmo dia, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, esclareceu que o Papa estava "um pouco constipado", mas que as suas atividades prosseguiam normalmente.