DNOTICIAS.PT
Madeira

PSD destaca "estabilidade política" e sistema educativo na Madeira

None

O Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira visitou esta terça-feira, 21 de Novembro, a Divisão de Serviços de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem, da Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, uma oportunidade para destacar o sistema educativo regional, que garantirá, até 2025, o acesso gratuito a manuais escolares do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. 

Na ocasião, Nuno Maciel, porta-voz da iniciativa, afirmou que, "fruto da estabilidade política e governativa, todos os alunos da Região Autónoma da Madeira, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, de todas as famílias, independentemente da sua condição social, terão acesso gratuito a manuais escolares em 2025". 

O deputado deu nota de que a medida "única" no País só é possível acontecer porque o Programa do Governo foi aprovado "com estabilidade".

Não há um sistema educativo no País [para além do nosso] que possa dizer que todas as famílias usufruem deste apoio social que garante a gratuitidade dos manuais, independentemente da sua situação. Nuno Maciel 

Nuno Maciel explicou que os alunos do 1.º ao 4.º ano já beneficiam de manuais gratuitos em papel, sendo que, em 2025, os alunos do 5.º ao 12.º ano terão também manuais gratuitos em suporte digital. Segundo o parlamentar, "para além dos manuais digitais, estes alunos e as suas famílias usufruirão de um tablet ou portátil para trabalharem, consoante o ciclo que frequentam". 

O apoio concedido aos alunos, e consequentemente às suas famílias, reflecte "a governação estável da Região, que prima pela estabilidade social e pela igualdade de oportunidades", disse, acrescentando que o executivo madeirense tem assegurado que a educação se faz “com a garantia de igualdade de oportunidades e justiça social, em segurança e estabilidade: estabilidade para a escola, para as famílias e para a sociedade".