DNOTICIAS.PT
Madeira

Seis toneladas recolhidas num só dia e ainda muito por fazer

De 20 a 24 de Novembro celebra-se a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

None

De forma a celebrar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) organizou uma semana de actividades e, durante esta manhã foram entregues certificados, prémios e bandeiras verdes.

Pelas 10 horas entregaram-se certificados de participação às entidades que colaboraram na Campanha "Clean Up the World - Limpar o Funchal do Mar à Serra".

Escolas, ginásios, juntas de freguesia, centros comunitários e associações foram algumas das entidades que estiveram presentes esta manhã. Também foram premiados várias instituições.

Em declarações ao DIÁRIO, a vereadora do Ambiente da CMF, Nádia Coelho, afirmou que foram recolhidas, no dia 20 de Outubro, seis toneladas de resíduos urbanos com maior prevalência os plásticos, como garrafas e embalagens de iogurte.

“Ao longo dos anos, temos visto que as pessoas estão a aderir cada vez mais a este tipo de iniciativas, estão mais colaborativas e, de facto, a sensibilização ambiental está patente nas pessoas”, contou.

No entanto, Nádia Coelho referiu que foram encontradas muitas beatas espalhadas pelo chão da cidade e que, “no âmbito da sensibilização, ainda há um caminho a fazer”.

Questionada sobre a quantidade de lixo recolhido em um só dia, a vereadora destacou que as pessoas estão familiarizadas com a causa, mas o deitar lixo para o chão é um hábito até inconsciente.

“Nós temos imensas papeleiras dispersas pelo centro da cidade e ecopontas, que são os locais próprios para deitar as beatas, mas se calhar ainda há um comportamento e uma atitude, às vezes quase que inconsciente, de deitar a beata ao chão”, realçou. A vereadora Nádia Coelho confessou também que é necessária uma aposta maior na questão da fiscalização.

Em relação ao número de participantes na campanha, colaboraram cerca de 1461 voluntários, mais 176 participantes do que o ano passado. Ainda assim, a vereadora destacou que o número de escolas está a aumentar – 27, mais 11 que na edição passada -, também por conta do desafio de expressão plástica, lançado em 2022. Os cartazes estão expostos no átrio da CMF.

No que toca à recolha de resíduos urbanos, a vereadora realçou que Câmara Municipal do Funchal já está a assumir na totalidade o serviço de recolha. Nádia Coelho referiu que, durante seis meses, recorreram ao concurso pela da falta de recursos humanos, nomeadamente cantoneiros e condutores de pesados. Atualmente, já existem funcionários e a CMF está a assumir, na totalidade, a recolha no município do Funchal.

Artigo redigido pela estagiária Bruna Jardim com a supervisão do subdirector Roberto Ferreira.