DNOTICIAS.PT
Madeira

685 estudantes de Câmara de Lobos vão receber bolsas de estudo

None

São 685 estudantes do concelho de Câmara de Lobos que vão receber bolsas de estudo concedidas pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos. A decisão foi tomada em reunião de Câmara, reunindo unanimidade dos vereadores do PSD e PS. No total, falamos de um investimento de 550 mil euros.

"Esta iniciativa abrange estudante do Concelho, inclusive aqueles originários de famílias da classe média, que geralmente não têm acesso a qualquer apoio social apesar da aposta e esforço económico que fazem na educação dos seus filhos", explica nota enviada à imprensa. Os apoios serão concedidos de forma escalonada, podendo variar entre os 250 e os 500 euros anuais para aqueles que frequentam estabelecimentos de ensino superior na Região. Os estudantes que frequentam instituições fora da Região, incluindo os que estão no estrangeiro, receberão uma bolsa que varia entre os 375 e os 750 euros.

Das 780 candidaturas submetidas, 685 foram validadas, "evidenciando uma procura notável por este importante apoio financeiro, que vem desonerar o orçamento das famílias câmara-lobenses".

Pedro Coelho, ao comentar sobre a aprovação unânime, destacou a coesão no respaldo à iniciativa como uma validação do compromisso duradouro da Câmara Municipal com a educação. O elevado número de candidaturas validadas é interpretado como um testemunho do impacto positivo da medida, atuando como um estímulo significativo para a continuidade dos estudos superiores e contribuindo para o aumento da média de escolaridade da comunidade.

"Os critérios de concessão foram desenhados de forma abrangente, alcançando não apenas as famílias economicamente desfavorecidas, mas também aquelas classificadas como pertencentes à classe média e média-baixa", indica.

Para o ano letivo 2023/2024, das 685 candidaturas validadas, 266 estudantes frequentam instituições de ensino superior na Região Autónoma da Madeira, enquanto 419 estão matriculados em instituições fora da Região. O investimento total aprovado para este apoio educacional ronda os 550 mil euros. A Câmara Municipal considera este investimento como estratégico para o desenvolvimento do concelho, reconhecendo-o como uma aplicação financeira com retorno positivo garantido no progresso de Câmara de Lobos.