DNOTICIAS.PT
Desporto

Madeirenses ficam em 1.º na classificação por equipas em prova de trail no Nepal

Francisco Freitas e Frederico Silva compunham a equipa Newco, principal patrocinador desta aventura

None

A Newco, equipa dos madeirenses Francisco Freitas e Frederico Silva, venceu o Everest Trail Race deste ano, na categoria de equipas, entre os sete colectivos que se entregaram a este desafio. 

Em termos individuais, Francisco Freitas alcançou o quatro lugar à geral, tendo precisado de pouco mais de 23h44:02 para conseguir completar as seis etapas que compunham esta corrida contínua, com aproximadamente 170 quilómetros, com uma diferença de altitude acumulada superior a 26.000 metros.

O atleta ligado à Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra precisou de mais 2h47 do que o primeiro classificado, o nepalês Suman K. Rai, que concluiu a prova em 20h56:23. Em segundo e terceiro lugares ficaram dois ateltas espanhóis, respectivamente Marc Ollé e Gerard Morales. 

Frederico Silva, que fazia equipa com Francisco Freitas, ficou na sétima posição da geral, com o tempo 29h16:54, cerca de 8h30 a mais do que o primeiro classificado. 

Ao DIÁRIO, Francisco Freitas, depois de concluído o desafio, diz ter alcançado os seus objectivos, que era completar as seis etapas, embora reafirme ter sido esta "a ventura mais difícil", mas também, "mais emocionante". 

O madeirense refere que correu todas as etapas com uma mochila com cerca de 6,5 quilos às costas, pois os participantes tinham de levar todo o equipamento de que precisassem, com excepção da comida e da água, que eram fornecidas pela organização. 

Houve noites em que chegou a pernoitar bem perto dos 4.000 metros de altitude, sempre em tendas. A dureza do percurso foi sentida a cada etapa, ainda assim, Francisco Freitas salienta o seu desempenho e do seu companheiro de equipa, que, em conjunto, alcançaram o primeiro lugar.