DNOTICIAS.PT
Madeira

Debate sobre AVC reuniu comunidade na Madeira que tem 800 casos ano

None Ver Galeria

Decorreu hoje a 11.ª Edição do "Encontro Portugal AVC – Juntos Vamos Superar", que reuniu profissionais de saúde do SESARAM, nas diferentes áreas de actuação, sobreviventes, familiares e cuidadores", numa região que tem 800 casos por ano.

"A informação e a formação sobre o AVC estiveram na base deste Encontro, promovido pela Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, em conjunto com o Serviço de Saúde da Região, juntando as intervenções de especialistas e os testemunhos de sobreviventes", salienta uma nota do SESARAM.

"A importância da prevenção, o cuidado com os sinais de alerta e a atuação perante a suspeita de AVC foram alguns dos tópicos debatidos hoje, por diferentes especialidades médicas", realça. "O AVC continua a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal, e também de perda de potenciais anos de vida, sendo a prontidão no socorro e o conhecimento de profissionais altamente formados, fundamentais na intervenção".

Nesse sentido, e para "além da formação em termos de resposta imediata pré-hospitalar, o SESARAM dispõe, desde 2009, de uma via verde do AVC com profissionais altamente formados para atender a estas situações", recorda.

Na sessão de abertura que teve performances musicais e cénicas, estiveram presentes o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, o presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Herberto Jesus, o presidente da Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, António Conceição, o coordenador da Unidade de AVC, Patrício Freitas,  outros dirigentes de saúde e outras entidades.

"De referir que, na Madeira, são registados cerca de 800 casos de AVC, por ano", salienta o SESARAM.