DNOTICIAS.PT
Madeira

Conferência Expresso 50 anos debate hoje os desafios económicos da Madeira

Tome nota dos acontecimentos que marcam a Região esta quarta-feira, 8 de Novembro

None

Os desafios económicos da Madeira serão debatidos esta quarta-feira, 8 de Novembro, na conferência Expresso 50 anos. A iniciativa terá lugar no Design Center Nini Andrade, às 9h30.

Funchal recebe conferência dos 50 anos do Expresso

Iniciativa realiza-se, na quarta-feira, às 9h30, no Design Center Nini Andrade

Sandra S. Gonçalves , 06 Novembro 2023 - 17:27

O debate vai juntar empresários, governantes e decisores, nomeadamente João Vieira Pereira, director do Expresso, Rui Minhós, administrador da Tabaqueira, Rui Barreto, secretário regional da Economia, Miguel de Sousa, CEO da Empresa de Cervejas da Madeira, Luís Sousa, CEO da ACIN, Gonçalo Mendonça, CFO da Alberto Oculista, e Pedro Calado, presidente do município do Funchal. 

Segundo o Expresso, o evento é importante pois o crescimento exponencial do turismo, as alterações no tecido social e empresarial e os desafios de competitividade colocados nos territórios periféricos criam novas dinâmicas pertinentes para serem analisadas e percebidas.

A conferência surge no âmbito das comemorações do jornal, que pretende aprofundar o conhecimento dos territórios. O Funchal é, então, o destino escolhido para exposição e conferências itinerantes, que conta desta vez com o apoio da Tabaqueira. 

Tal como noticiado pelo DIÁRIO, a exposição pode ser vista ao longo da Avenida Sá Carneiro, no Funchal. A inauguração está prevista também hoje, às 12 horas. 

Estará patente ao longo de duas semanas e mostra as melhores capas de cada um dos 50 anos em que o jornal Expresso fez parte da vida dos portugueses

Tome nota das restantes iniciativas que decorrem esta quarta-feira na Região:

1h00 às 5h00 -  O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo vai realizar um exercício de emergência à escala total no perímetro aeroportuário.

Simulacro no Aeroporto da Madeira durante a madrugada de 8 de Novembro

Movimentações e ruído entre as 1h e 5 horas

Andreia Dias Ferro , 06 Novembro 2023 - 10:55

9h00 - A Câmara Municipal do Funchal promove, no âmbito do Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudável, no Mercado dos Lavradores, uma demonstração e venda de produtos regionais da época saudáveis e entre as 10h30 e as 11h30 realiza-se uma conferência sobre alimentação e cozinha saudáveis, pela nutricionista Elisée Vieira - no espaço dedicado a Feiras e Eventos.

9h30 - Sessão do julgamento da queda da árvore do Monte

10h00 - A Direcção do Sindicato Democrático dos Professores da Madeira  informa, que na sequência de pedido de audiência dirigido ao Secretário Regional de Educação e aos diversos partidos com representação parlamentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, irá reunir com estes. Nesta quarta-feira irá reunir-se com o grupo parlamentar do CDS-PP, às 10 horas, e com o grupo parlamentar do PPD/PSD, às 11h30.

10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30 - No âmbito do Dia Mundial do Cinema o Museu de Fotografia - Atelier Vicente's  assinala a efeméride com a 'Masterclass - O papel do Actor', com Dinarte Freitas.

11h00 - O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe em audiência, o Comandante Operacional da Madeira, General Rui Tendeiro.

17h45 - Sofia Henriques apresenta esta tarde o novo livro infantil intitulado 'A Ilha dos Girassóis', o Museu da Casa da Luz.

18h00 - Início do Madeira Piano Fest, na Sala de espetáculos do Teatro Municipal Baltazar Dias. No primeiro dia do festival vão actuar os artistas Artur Pizarro e Jorge Moyano, inspirados em obras de Mozart, Schubert, Brahms e Fauré.

18h00 -Início Feira Mercado de Automóveis Usados, no Madeira Tecnopolo

Tenha ainda em atenção que entre hoje e sexta-feira existirá uma grande afluência de meios de socorro a circular entre Câmara de Lobos, Funchal e Machico, em marcha de emergência com avisos sonoros, sendo que os mesmos se encontram em plena formação, não havendo motivo de alarme.

Protecção Civil tranquiliza população quanto a ambulâncias em marcha de emergência

Esta semana vai decorrer uma formação em condução defensiva de ambulância

Marianna Pacifico , 07 Novembro 2023 - 15:16

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 8 de novembro, Dia Mundial do Urbanismo e Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis:

1793 - Abre ao público o Museu do Louvre, em Paris.

1923 - Primeira tentativa nazi de tomada de poder, na Alemanha, com o golpe ensaiado por Adolf Hitler, em Munique.

1925 - Realizam-se em Portugal as últimas eleições legislativas da I República.

1960 - O democrata John F. Kennedy é eleito 35.º Presidente dos EUA.

1963 - O Conselho de Segurança da ONU aceita investigar, com urgência, a situação nos territórios sob administração portuguesa, respondendo ao pedido da Comissão de Curadorias das Nações Unidas.

1983 - Em Portugal é constituído o Clube dos Jornalistas.

2002 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova, por unanimidade, a Resolução 1441 sobre o desarmamento do Iraque. A resolução impõe a Saddam Hussein o regresso dos inspetores de desarmamento da ONU ao seu território.

2008 - Milhares de professores vindos de todo o país enchem o Terreiro do Paço em Lisboa, numa manifestação para exigir a suspensão do modelo de avaliação de desempenho proposto pelo governo.

2013 - O Fundo Monetário Internacional conclui a oitava e nona avaliações ao programa de ajustamento de Portugal e aprova a libertação de 1,91 mil milhões de euros para Portugal.

2014 - Um dos doentes infetados com "legionella" morre no hospital de Vila Franca de Xira, sendo a primeira morte confirmada. Governo anuncia plano de contingência.

2019 - O antigo Presidente brasileiro Lula da Silva, na cadeia desde abril de 2018, sai em liberdade após o Supremo Tribunal Federal brasileiro ter decidido que as penas de prisão só começam a ser cumpridas depois de a condenação transitar em julgado.

2021 - O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, revela ter informado as Nações Unidas (ONU), em 2020, das suspeitas de tráfico que recaíam sobre alguns militares portugueses em missão na República Centro-Africana, garantindo que estes já não se encontravam naquele território.

Este é o tricentésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 53 dias para o termo de 2023.

PENSAMENTO DO DIA

Para enxergar as coisas sem feitio é preciso não saber nada. É preciso entrar em estado de árvore".  Manoel de Barros (1916), poeta brasileiro.