DNOTICIAS.PT
Madeira

Parlamento Europeu aprova parecer sobre a poluição dos navios elaborado por Cláudia Monteiro de Aguiar

"Continuamos unidos na defesa do ambiente e dos nossos pescadores", garante a eurodeputada eleita pelo PSD

Foto DR/PSD
Foto DR/PSD

"Esta é uma discussão que toca profundamente não só na proteção do nosso meio ambiente mas, também, no sustento e futuro de muitos dos nossos cidadãos", afirmou a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, à margem da reunião da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu (PE), que teve ontem lugar e durante na qual "foi aprovado o parecer sobre a revisão da Directiva que aborda a Poluição por Navios e a Introdução de Sanções em casos de Infracções". O parecer, elaborado pela eurodeputada do PSD, "foi aprovado com vinte e dois votos a favor, uma abstenção e zero contra", garantem os social-democratas.

Diz a nota, divulgada esta manhã, que "entre as propostas da deputada constam medidas que incluem programas educacionais e de formação; monotorizações mais rigorosas especialmente em áreas de pesca; transmissão de informações às comunidades piscatórias para que possam tomar precauções em caso de descargas ou derrames, entre outras", resume.

Cláudia Monteiro de Aguiar diz que "estas propostas visam fortalecer a diretiva não apenas em termos de responsabilização e sanções, mas também no apoio e envolvimento direto das comunidades piscatórias", rematando que “este sector é afectado por várias fontes de poluição, incluindo descargas ilegais de substâncias poluentes provenientes de navios, por isso é de saudar a proposta da Comissão na decisão de actualizar essa directiva".

A Directiva "determina que os Estados-Membros da União Europeia devem adoptar as medidas necessárias para classificar certos comportamentos que levem à poluição marinha como infracções, e estabelecer sanções efectivas, proporcionais e dissuasivas para esses mesmos delitos, o que inclui a descarga ilegal de poluentes no mar, por exemplo", explica.

E conclui, relembrando que, "ao longo dos anos, esta Directiva de 2005, tem vindo a ser modificada e adaptada para que seja possível lidar melhor com a questão da poluição marinha. A implementação deste documento é fundamental para proteger o ambiente marinho na Europa e para garantir que os operadores de navios assumam práticas sustentáveis e responsáveis".