DNOTICIAS.PT
Madeira

Temperatura acima dos 30ºC em sete dos nove dias deste mês

Hoje a meio da manhã o termómetro já marcava 30,1ºC na Ponta do Sol/Lugar de Baixo

Lugar de Baixo
Lugar de Baixo, Foto: Arquivo/OD

A manhã ainda vai a meio e mesmo com o sol ofuscado pela bruma de poeiras que paira na atmosfera, na Ponta do Sol/Lugar de Baixo a temperatura do ar já ultrapassou, hoje, os 30 graus centígrados (ºC).

É já o sétimo dia nestes nove dias de mês de Outubro, em que a temperatura máxima na ilha da Madeira atinge a fasquia dos 30ºC.

A persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, que se faz sentir há seis dias consecutivos – do dia 4 até ontem com valores extremos acima dos 33ºC -, é a causa deste tempo quente anormal para a época.

Calor que não dá tréguas e que esta segunda-feira volta a ‘aquecer’ o ambiente, com a Ponta do Sol/Lugar de Baixo a destacar-se, para já, na rede de estações meteorológicas do IPMA. Depois de uma noite de Verão, com a temperatura mínima a não descer dos 25,8ºC, o dia promete ser mais um de ‘sufoco’, com o termómetro às 10:00 a marcar 30,1ºC.

Muito perto desta marca era a temperatura do ar no Funchal/Observatório (29,9ºC/09:30) e no Porto Moniz (29,3ºC/10:30).

Depois de no primeiro dia deste mês a temperatura máxima do ar à superfície ter atingido os 30,0ºC no Porto Moniz, a partir do dia 4, as máximas mais altas na Madeira têm diariamente vindo a ultrapassar os 33ºC, sendo que no dia 5 e ontem, dia 8, o extremo superou os 34ºC.

Quinto dia consecutivo com temperaturas acima dos 33ºC

Na Ponta do Sol com a máxima mais alta até às 14:00 (33,4ºC)

Orlando Drumond , 08 Outubro 2023 - 14:33