DNOTICIAS.PT
Madeira

CCPJ organiza no Funchal iniciativa para pensar o jornalismo

Foto DR
Foto DR

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) organiza na próxima quarta-feira, no Funchal, os Encontros Nacionais organizados para promover o "contacto com os jornalistas, estudantes, académicos e consumidores de informação", com a sessão de arranque desta segunda fase a decorrer pelas 14h00 do dia 11 de Outubro, mais precisamente na Sala 22 do Campus da Penteada da Universidade da Madeira, no Funchal, e que "poderá ser acompanhada presencialmente ou à distância", informa numa nota de imprensa.

"A época conturbada que atravessa o exercício da atividade jornalística tem-se revelado oportuna para Pensar o jornalismo com os jornalistas", explica. "A realidade atual tem demonstrado que são cada vez mais os jornalistas e operadores que têm vindo a ceder a interesses e a facilitismos. Por outro lado, os cidadãos exigem informação ao minuto, ao mesmo tempo que dos jornalistas esperam que cumpram o superior compromisso ético com a verdade".

Desta forma, "na sessão do Funchal, que conta com o apoio do 1.º ciclo em Comunicação, Cultura e Organizações, do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, pretende dar continuidade ao projeto de descentralização com o qual a CCPJ tem vindo a aproximar a instituição dos jornalistas e do jornalismo que se faz em todo o país".

Pela "partilha de experiências entre os membros que compõem atualmente os diferentes órgãos desta entidade independente de (co)regulação dos jornalistas" que "têm-se revelado produtiva", garante a CCPJ, pois "por um lado, têm-se discutindo as competências e funcionalidades da CCPJ e, por outro, o diálogo e a reflexão sobre o jornalismo atual e o papel dos jornalistas tem permitido recolher ideias para ambicionadas mudanças. Nomeadamente, ao nível de alterações legislativas, comportamentais e de compromisso para com a atividade jornalística".

Nesta sessão, "à semelhança das sessões anteriores que já cobriram grande parte do Norte e Centro do território continental", dedicar-se-á, "num primeiro momento, à apresentação da missão da Comissão, tendo em conta que os jornalistas e o jornalismo são o propósito e a essência da CCPJ. Seguir-se-á um debate sobre o Jornalismo que temos e que jornalismo queremos. Com os jovens estudantes serão ainda discutidas as questões do acesso à profissão com os Jornalistas de hoje a caminho do amanhã", explica.

Nesta missão, "a CCPJ conta ainda com o apoio Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Portuguesa de Radiodifusão, da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e Associação de Rádios de Inspiração Cristã na promoção e divulgação dos Encontros", conclui.