DNOTICIAS.PT
Madeira

Universidade Sénior do Funchal arranca com 100 alunos inscritos

None

A Universidade Sénior do Funchal (USF) arrancou, esta segunda-feira, 2 de Outubro, com uma sessão de abertura  na Assembleia Municipal, que contou com a presença da vereadora  Helena Leal, que detém a tutela da educação na Câmara Municipal do Funchal. Neste ano lectivo 2023/2024 estão inscritos 100 alunos. 

Segundo nota enviada pela autarquia, a Câmara Municipal do Funchal está a investir no apetrechamento tecnológico, nomeadamente na aquisição de computadores e quadros interactivos, com o objectivo de aproximar os "cidadãos mais velhos das novas tecnologias", facilitando-lhes, assim, as acessibilidades digitais, e como consequente combater a solidão e o isolamento.

Neste domínio, é ainda de referir que a USF encontra-se inserida num projecto-piloto da Universidade da Madeira, único para a população sénior, desenvolvido no âmbito de um mestrado e que passa, precisamente, pela dinâmica das novas tecnologias da inteligência artificial e das edutech (ferramentas para a aquisição de competências digitais) na modalidade de aulas de realidade virtual, aptidão funcional e cognitiva.

A Universidade Sénior do Funchal lecciona um total de 23 disciplinas e foi a primeira instituição sénior da Região Autónoma da Madeira, tendo nascido em 2007, com o objectivo de permitir às pessoas em idade de reforma e pré-reforma (+ 50 anos) o acesso à aprendizagem e aquisição de conhecimentos, bem como uma formação ao longo da vida, valorizando as pessoas idosas e o seu papel na sociedade.