DNOTICIAS.PT
Madeira

Seminário vai juntar mais de 200 professores no Museu de Imprensa

None

A Associação Nacional de Professores promove, no próximo dia 20 de Outubro, um seminário denominado 'Pensar a Escola: Proteger, Transformar, Valorizar', que se realiza no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos, e que deverá contar com a presença de mais de 200 educadores e professores.

O evento arranca às 9 horas com a presença do Secretário Regional de Educação Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho; do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho; da Presidente da Direção Nacional da ANP, Paula Carqueja; e do Presidente da ANP – Madeira, Luis Alves.

As inscrições decorrem até 18 de Outubro, através do site da ANP ou mesmo na sede regional.

"Ao longo dos anos a Associação Nacional de Professores (ANP) tem sido impulsionadora da discussão em torno da Educação Regional e Nacional e conscientes de que ninguém faz e fará pelos docentes aquilo que só eles, individualmente e coletivamente, podem e devem fazer por si, a ANP considera que a missão dos educadores e professores e os resultados do seu trabalho adquirem hoje em dia um caráter de alto valor estratégico para a sociedade e para a própria pessoa, pelo que a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte do educador e professor é essencial para promover o sucesso da escola", refere nota da organização.

"No Seminário vão estar vários oradores das mais diversas áreas que vão apresentar vários Painéis, como o Professor Carlos Neto, que vai apresentar o tema “Para uma escola ativa, participativa e democrática”, de referir que o Professor Carlos Neto é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças. Para o professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL), brincar é um assunto muito sério. Por essa razão, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança, na independência de mobilidade em crianças e jovens e no bullying nas escolas. É um dos membros fundadores da cooperativa de ensino «A Torre», onde trabalha desde 1972 com crianças dos 3 aos 10 anos, no âmbito do jogo e motricidade infantil. Esse trabalho engloba a formação teórica e prática dos alunos da FMH, tanto das diversas licenciaturas como de mestrados e doutoramentos. Em paralelo, Carlos Neto orienta diversos projetos de investigação e intervenção comunitária e colabora com um leque alargado de entidades e autarquias. A sua vastíssima experiência faz do professor Carlos Neto uma presença assídua nos meios de comunicação social e considera que as crianças devem ter liberdade de brincar e de explorar a Natureza, de subir às árvores e mexer em terra e lama para poderem desenvolver-se de forma saudável, fazendo com que esteja em plena sintonia com o Programa Brincar de Rua e seja o seu mais famoso Embaixador. A par do professor Carlos Neto, estará também presente o Dr. Luis Marques Mendes que exerce funções como Presidente do Conselho Estratégico, Conselheiro de Estado e Comentador Político Nacional e Internacional e irá abordar o tema "Pensar a Escola", a Dr.ª Elsa Freitas, Chefe de Divisão de Formação na Direção Regional de Educação (DRE), Dr. José Miguel Sousa, Diretor-Geral da DTIM (Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira), Dr.ª Cristina Jesus, Psicóloga Clínica e o Dr. Eduardo Nunes, Investigador colaborador do Centro de Investigação inED – ESE – IPP", indica.