DNOTICIAS.PT
Madeira

Início das obras de remodelação do Canil Municipal do Vasco Gil previsto "para breve"

Funchal investe 1 milhão de euros na causa animal

Autarquia assinalou hoje o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário com diversas iniciativas 
Autarquia assinalou hoje o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário com diversas iniciativas , Foto André Ferreira

A vereadora do Ambiente na Câmara Municipal do Funchal (CMF) anunciou hoje que foi assinado recentemente o contrato de adjudicação das obras de remodelação do Canil Municipal do Vasco Gil, estando "para breve" o início das obras. A notícia foi avançada por Nádia Coelho, no Parque de Santa Catarina, onde a autarquia celebrou hoje o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, pelo segundo ano consecutivo.

A intervenção no 'Vasco Gil' visa proporcionar "um melhor conforto térmico dos animais", explicou a vereadora, que assume a área animal como "uma prioridade para o actual executivo municipal".

A empreitada inclui igualmente o melhoramento nas infra-estruturas administrativas de apoio ao canil, "garantindo também melhores condições para as pessoas que lá trabalham", avançou Nádia Coelho.

As obras irão ainda permitir a entrada em funcionamento do crematório para os animais, "possibilitando, desta forma, dar um fim digno aos animais de estimação", complementou.

Sob a gestão da CMF, encontram-se neste momento 270 animais (entre cães e gatos), um número que é “flutuante”, conforme sublinhou Nádia Coelho, evidenciando que o Município do Funchal orçamentou, em 2023, um investimento global de 1 milhão de euros, na área da causa animal.

Sobre o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, a vereadora destacou que "esta celebração tem também como objectivo apelar e sensibilizar a população para a importância do bem-estar animal e consequentemente, a respectiva adopção".

A este respeito deu conta que, este ano, através do incentivo das campanhas de adoção, "a autarquia do Funchal conseguiu que fossem adoptados 200 animais (cães e gatos) de um total de 300 animais recolhidos".

Nádia Coelho lembrou, por outro lado, "a aposta do actual executivo na esterilização de animais para que haja menos reproduções e, dessa forma, ajudar a combater as taxas de abandono", bem como as duas campanhas de vacinação que se realizam anualmente. A próxima decorre entre Outubro e Novembro em todas as freguesias do concelho do Funchal.

Em relação aos apoios para a causa animal, a vereadora do Ambiente relevou aquele que é dado pela Associação de Municípios da Madeira (AMRAM), "com uma verba que ronda os 51 mil euros", frisando que "o próprio município faz também um esforço, celebrando outros protocolos com as associações de proteção animal de forma a chegar a mais famílias carenciadas e a apoiar nas esterilizações".

A autarca recordou ainda que, desde Outubro do ano passado, a CMF dispõe de um novo espaço dedicado à causa animal, na Rua da Alegria, "oferecendo, desta forma, um atendimento personalizado, prestando todas as informações e apoio essencialmente a famílias carenciadas".

Para celebrar o Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, a autarquia do Funchal promoveu na manhã de hoje diversas iniciativas que decorreram no Parque de Santa Catarina tais como:  bênção de animais domésticos; demonstração de busca e salvamento com cães dos Bombeiros Sapadores do Funchal (BSF); realização de um workshop sobre a 'Adopção Responsável', onde foram abordadas as responsabilidades e vantagens de adoptar um animal no Canil do Vasco Gil e, por fim, a realização de um sorteio com vários artigos para animais.

O evento contou com a participação de várias Associações sediadas no Concelho do Funchal e Empresas do Ramo Animal.

O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de Outubro, data escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença e que teve em conta ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.