Madeira

Governo Regional assegura apoio aos comerciantes da Marina do Funchal

Obras de beneficiação na Marina do Funchal têm início previsto a 23 de Janeiro. Comércios lá existentes serão encerrados

Parte em terra da Marina do Funchal será alvo de uma obra de requalificação com duração prevista de 20 meses
Parte em terra da Marina do Funchal será alvo de uma obra de requalificação com duração prevista de 20 meses, Foto Miguel Espada / ASPRESS

O secretário regional de Economia, Rui Barreto, anunciou esta sexta-feira, 6 de Janeiro, que o Governo Regional vai accionar os mecanismos de protecção social necessários para apoiar os cerca de 25 trabalhadores e empresários afectados pelas obras de beneficiação da Marina do Funchal.

Os trabalhadores a beneficiar dos apoios são, conforme frisou o governante, apenas aqueles cujas empresas serão encerradas com o início das obras previsto para 23 de Janeiro.

Rui Barreto garantiu ainda que os actuais empresários terão direito de preferência aquando da abertura dos concursos para exploração dos espaços comerciais na Marina requalificada.

O Governo, dentro do quadro legal, garantirá o direito de preferência aos actuais ocupantes dos espaços a ocupar, o que é importante porque há princípios de confiança que se estabeleceram com estas empresas e utentes. Esta obra quando estiver concluída vai valorizar a frente marítima, a marina e fomentar as próprias condições para a realização do negócio. Rui Barreto

A obra de requalificação e beneficiação da parte em terra da Marina do Funchal terá início no final deste mês de Janeiro, devendo estar concluída no prazo de 20 meses.

A intervenção representa um investimento de 5 milhões de euros e estará a cargo da Tecnovia. 

O governante falava à margem de convívio promovido pela Administração de Portos da Madeira para assinalar a comemoração do Dia de Reis na Gare Marítima da Madeira.