Desporto

Ceferin é o único candidato à presidência da UEFA no congresso de Lisboa

None

O esloveno Aleksander Ceferin, atual presidente, é o único candidato à liderança da UEFA nos próximos quatro anos, no congresso marcado para 05 de abril, em Lisboa, anunciou hoje o organismo regulador do futebol europeu.

A informação veiculada pela UEFA, em comunicado, decorre do fim da data-limite para a apresentação de candidaturas ao 47.º Congresso Ordinário do organismo continental, que expirou na quinta-feira, 05 de janeiro

Ceferin, de 55 anos, que preside à UEFA desde setembro de 2016, depois de ter liderado a Federação Eslovena de Futebol entre 2011 e 2016, tem caminho aberto para assumir o terceiro mandato consecutivo à frente da instituição de cúpula do futebol europeu.

O dirigente esloveno anunciou em outubro de 2022 a intenção de se recandidatar, revelando que agradeceu, "pessoalmente, às 55 federações que integram a UEFA pelas cartas de apoio" que lhe endereçaram.

O comunicado divulgado hoje indica também que o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, é candidato da UEFA ao Conselho da FIFA, cargo que já ocupou e que disputará com o francês Noël Le Graët no congresso de Lisboa.

O mandato ao qual Fernando Gomes concorre passa a ser de quatro anos, ao contrário dos dois anos de mandatos anteriores, que o dirigente cumpriu, o último até 2019, não sendo já candidato em 2021, embora se mantivesse como membro executivo da UEFA.

Esta candidatura do presidente da FPF, que lidera o organismo desde 2011, 'coincide' com a corrida de Portugal, juntamente com Espanha e Ucrânia, à organização do Mundial2030 de futebol.

Na candidatura da UEFA para a vice-presidência da FIFA apresentam-se o húngaro Sándor Csányi, atual titular do cargo, que concorrerá com o finlandês Ari Lahti, e Debbie Hewitt e David Martin para a posição de 'vices' da FIFA das federações britânicas.

A UEFA indica ainda que as candidaturas para o Comité Executivo - oito membros para quatro anos e um para dois - têm de concluir as inscrições até 05 de fevereiro, dois meses antes do congresso.