Madeira

Pequenos ‘reis magos' da Calheta visitaram a Presidência do Governo

Foto Sara Ricardo Ver Galeria
Foto Sara Ricardo

Os alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo e Pré-Escolar do Lombo do Guiné, na Calheta, cumpriram a tradição de assinalar a véspera do Dia de Reis com uma visita, esta manhã, à Presidência do Governo Regional. Estavam devidamente trajados de ‘reis magos’, mas em vez de incenso, mirra e ouro, ofereceram a Miguel Albuquerque uma garrafa de ginja, uma caneta e um postal.

Os alunos e professores da Escola do Lombo do Guiné têm estado envolvidos em intercâmbios e deslocações com escolas da Turquia, Roménia e Grécia, no âmbito do programa europeu Erasmus. O director da Escola, Arlindo Carvalho, faz "um balanço bastante positivo" dessa cooperação, nomeadamente para a divulgação e adopção de .boas práticas que são seguidas noutras escolas. "Algumas coisas úteis têm sido bastante benéficas para a escola. Por exemplo, alunos que têm mais stress utilizam uma pedaleira debaixo da mesa", descreveu.

O presidente do Governo, Miguel Albuquerque, voltou a sublinhar que "o Erasmus é dos melhores programas da União Europeia", "porque é uma das formas de criar coesão", incutir nas novas gerações a noção de integração comunitária e promover a interacção entre culturas e povos, que ajudam à compreensão do outro. "Um dos grandes problemas do mundo é nós normalmente desconhecermos as outras pessoas e as outras culturas. A Madeira, como grande centro multicultural que sempre foi, precisa de se abrir ao mundo e as novas gerações precisam de conhecer as outras culturas, realidades e identidades nacionais", acrescentou.

A véspera do Dia de Reis é habitualmente celebrada na Quinta Vigia, mas desta vez foi feita de forma mais comedida, devido ao luto nacional pela morte do papa emérito Bento XVI.