Madeira

Sérgio Gonçalves diz que Albuquerque "anda muito distraído"

None
Foto PS

O líder do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, diz que o presidente do Governo Regional “anda muito distraído”. Em causa estão as declarações proferidas hoje por Miguel Albuquerque, sobre as verbas para as universidades das ilhas.

“O presidente do Governo anda muito distraído com os problemas da República e esquece-se de resolver os problemas da Região, que são da sua competência e responsabilidade”, afirmou Sérgio Gonçalves, que considera infundadas as declarações de Albuquerque, apontando que o PS se recusa a reforçar as verbas para as universidades das ilhas.

Albuquerque acha “lamentável” recusa do PS em reforçar verbas para universidades das ilhas

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, considerou, esta manhã, ser “lamentável” a intenção do PS em chumbar no final desta semana, na Assembleia da República, a proposta de lei do parlamento regional para majoração do financiamento das universidades da Madeira e dos Açores e acusou a maioria socialista de ignorar os sobrecustos das instituições de ensino superior sediadas nas ilhas.

Em informação enviada à comunicação social, o líder do PS-M lembra a reunião ocorrida ainda na passada semana, na Madeira, entre a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o reitor da Universidade da Madeira (UMa), altura em que Elvira Fortunato anunciou a revisão do modelo de financiamento das instituições de ensino superior.

No texto, os socialistas dizem que "Albuquerque é demagógico porque sabe que o Partido Socialista assume os compromissos assumidos e sabe que esta iniciativa da ALRAM deu entrada na Assembleia da República em Julho de 2021, muito antes da tomada de posse deste atual governo do PS, que, entretanto, já iniciou um processo novo de financiamento e reavaliação de critérios de financiamentos das universidades".

O PS recorda que no dia 30 de Dezembro a ministra do Ensino Superior esteve reunida com o reitor da UMa, adiantando que está prevista a reformulação do modelo de financiamento das universidades.

"Elvira Fortunato garantiu um modelo de financiamento transparente e justo, que não vai discriminar nenhuma das regiões autónomas e que vai ter em conta as especificidades das universidades insulares", lembram os socialistas.

Uma posição que, vinca Sérgio Gonçalves, foi aplaudida pelo reitor, Sílvio Fernandes.