Madeira

Faleceu João Andrade Júnior (Jana)

Antigo regedor, presidente de Junta e presidente da Assembleia Municipal de São Vicente era empresário e tinha 95 anos

None

Funeral realiza-se este domingo pelas 15h

Faleceu esta madrugada João Andrade Júnior, antigo regedor de São Vicente, concelho onde foi Presidente da Assembleia Municipal, Presidente da Junta de Freguesia e Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros.

Homem dedicado à causa pública, era popularmente conhecido como ‘senhor Jana’. Era também empresário, tinha 95 anos e patriarca da família composta por três filhos, 6 netos e 3 bisnetos.

Integrou o Conselho Regional do PSD-M e foi homenageado pela Câmara Municipal de São Vicente a 22 de  Janeiro de 2007 com a medalha de honra do município dado o seus percurso político e cívico.  João Andrade Júnior assumiu, na altura, que a homenagem nunca lhe havia passado pela cabeça, mas que estava a viver um dos dias mais felizes da sua vida.

O presidente  da Câmara de então, Humberto Vasconcelos, defendeu que o mérito deve ser reconhecido em vida da pessoa. O então autarca, depois de lembrar o passado político do homenageado, definiu-o como “um empreendedor de sucesso”. João Andrade Júnior era, nas palavras de Humberto Vasconcelos, o que se pode chamar “o exemplo que vem do Norte”.

Numa cerimónia que contou com a presença de Alberto João Jardim, o então presidente do Governo classificou como pedagogia do mérito a acção da Câmara, que destoava da prática nacional, já que em Portugal, “em vez de se caminhar para uma meritocracia (...) temos uma mediocracia”. Jardim alertava para os perigos de haver medíocres com responsabilidades públicas, que ao contrário do dedicado seu compadre vicentino, viviam pautados pela inveja.

O funeral de João Andrade Júnior está marcado para amanhã. O cortejo fúnebre sai às 13h30 do Hospital Dr. Nélio Mendonça com destino a São Vicente, onde será celebrada missa de corpo presente na Igreja das Feiteiras pelas 15h.

À família enlutada, o DIÁRIO apresenta sentidas condolências.