Madeira

Diminuíram os crimes contra pessoas e património, mas aumentaram as detenções

Detenções por crimes rodoviários, de tráfico de estupefacientes e de violência doméstica “aumentaram bastante” em 2022

None

Trabalho é a resposta da PSP na Madeira a quem culpa/critica esta força de segurança pelo alegado aumento da criminalidade.

“A nossa reacção é trabalhar. É continuar a trabalhar”, foi a resposta pronta do comandante Luís Simões. Assegura que a polícia continua a trabalhar 24 horas por dia nas várias valências e nas muitas formas de trabalhar, tanto que “os dados indicam-nos que o trabalho está a ser produtivo.

Indicador relevante são os dados da criminalidade registada no ano de 2022, onde comparativamente a 2019 – o último ano normal antes da pandemia – há a registar a “diminuição crimes contra as pessoas e contra o património”. Em contrapartida, a PSP Madeira tem estado proactiva. Prova disso, “os números de detenções [no ano de 2022], quer por crimes rodoviários, quer por crimes de tráfico de estupefacientes, quer por crimes de violência doméstica, vão aumentar bastante. Mas isso é bom. É sinal que estamos mais proactivos e a exercer o nosso trabalho”, sublinhou.

É com base nestes indicadores que Luís Simões promete uma polícia que vai “continuar a trabalhar todos os dias”.

Sem resposta fica a possível entrada da GNR nas acções, por agora, sob a jurisdição da PSP.

“Não comento” foi a resposta do comandante da PSP Madeira.

Relativamente à entrega de novos equipamentos informáticos na sequência de protocolo firmado entre a Polícia e o Executivo madeirense, Luís Simões agradece o importante “reforço da capacidade operacional do ponto de vista logístico”, que a juntar a outros equipamentos entregues noutras ocasiões, são “reforços importantes para mantermos uma boa capacidade operacional”, concluindo mesmo que a PSP na Região tem estado “a um nível bastante bom”.

Diz mesmo que “em muitas matérias o Comando Regional [da Madeira] é visto como um exemplo para outros comandos do continente”.