Votar em branco? Talvez resulte...

Nos tempos que correm, cada vez mais se ouve o povo clamar que os políticos são todos iguais, que só querem é poleiro para depois se amanharem, enfim, um ensurdecedor coro de expressões que mais ou menos apelidam de vigaristas todos aqueles a quem se dirigem os impropérios. Claro que muitos desses cromos que passaram e passam pela política, que entram com as contas bancárias assim assim e quando saem nem tempo têm para comer uma simples sandes pois o tempo é pouco para contar os cifrões, muitos desses cromos, dizia, puseram-se a jeito para que o povo a pouco e pouco tenha enchido o saco e lhes chame tudo e mais alguma coisa, sejam eles sérios ou não, pelo que, tanto se olha da mesma maneira para a floresta como para algumas árvores podres.

Mas em Democracia, é o Povo quem eleva aos palcos da governação muita dessa gentalha com rabos de palha, através do seu voto em eleições livres desde Abril de 1974, por isso, amargos de boca não faltam. Infelizmente!...

Curiosamente ( e não deixa de se estranhar …) começaram a saltar em catadupa para a praça pública casos que há já alguns anos, segundo se lê, têm estado em banho-maria nas pastas e prateleiras de diversos órgãos judiciais, casos esses que estão a bater às portas de muitos cromos apelidados de políticos, o que faz pensar que a Justiça até deu uma volta de trezentos e sessenta graus e decidiu atuar com mais celeridade, o que se aplaude se fôr isso verdade!…

Mas o Povo começou a cansar-se de dar o voto fácil que depois não lhe deixa razões para sorrir, e sendo assim, talvez se em diversos atos eleitorais que se avizinham o mesmo Povo, comparecendo junto das suas mesas de voto sim mas entregando o seu boletim em branco, será que, com essa atitude, poderá impor mais respeito dos eleitos pelos seus eleitores? Será que votando em branco se conseguirá pregar um valente susto aos que em Democracia usam o voto do Povo não para o servir mas para se servirem a si próprios? É que, se não forem eleitos, os valores dos extratos bancários de muitos não aumentam, não é? …

Por isso, será que votar em branco, o que legalmente é possível, ajudará a evitar a infiltração de oportunistas viciados, ou melhor, encartados, e que não têm um pingo de vergonha por não saberem servir nem a respublica nem a República?

Quem sabe?! Quem sabe?!...

Jorge Gomes