Madeira

Associação ambiental diz que teleférico do Curral é "desnecessário e injustificado"

None

A Associação Observatório das Paisagens e dos Panoramas do Arquipélago da Madeira veio hoje a público criticar o projecto do teleférico do Curral das Freiras.

"Não podemos deixar de alertar a população madeirense para este esquema de apropriação de um bem e valor público. O projecto do teleférico do Curral das Freiras é desnecessário e injustificado", declara a ONG em comunicado de imprensa.

A associação manifesta-se, assim, após as declarações do presidente do governo regional, aquando da visita às obras de consolidação do talude do sitio do Colmeal, de que o teleférico instalado é "uma coisa descartável que tanto se monta como desmonta" .

Albuquerque acusa o PS de querer empatar o teleférico do Curral das Freiras

Presidente do Governo critica quem recorre ao expediente das providências cautelares

"Insurge-se, o presidente, contra os direitos da cidadania, junto ao órgão governamental de gestão e até mesmo na justiça, em procurar a defesa dos seus interesses sejam sociais e colectivos sejam da pura legalidade das coisas", dizem os ambientalistas argumentando que o "único interesse legitimo é o da preservação da paisagem ex libris da Madeira". 

A excelência do destino Madeira para os forasteiros e a integridade paisagística de qualidade ambiental dos madeirenses é determinada pela originalidade daquela monumental paisagem natural. O seu entorno e enquadramento comporta uma componente humanizada, mas de forma natural e intuitiva compondo um quadro de valor inestimável tal qual como está. Associação Observatório das Paisagens e dos Panoramas do Arquipélago da Madeira

A Associação contraria ainda as afirmações da secretária regional do Ambiente, argumentando que "a interferência e perturbação visual daquele projecto de teleférico é total". "A estrutura será visível desde 95% das localidades de visita do Curral das Freiras", sublinha a mesma nota.

A Associação Observatório das Paisagens e dos Panoramas do Arquipélago da Madeira diz ainda estar atenta à Declaração de Impacto Ambiental emitida Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climática (DRAAC), "sempre considerando a legislação regional, nacional e europeia" e garante que tudo fará "para que o projecto seja cancelado".