A Guerra Mundo

Guerra contra quem não entrega pátria é ameaça para a humanidade, avisa Zelensky

Foto EPA/PRESIDENTIAL PRESS SERVICE
Foto EPA/PRESIDENTIAL PRESS SERVICE

O Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, avisou hoje que uma guerra contra um povo que não renuncia à sua pátria é uma ameaça para a humanidade.

"Quando as pessoas são mortas simplesmente por serem quem são, por não desistirem da sua pátria, é uma ameaça para a humanidade enquanto tal", escreveu Volodymir Zelensky na sua conta do Telegrama, relatada pela agência noticiosa Unian.

O Presidente ucraniano acrescentou que, "quando um Estado transforma a pobreza energética ou a fome numa arma, prejudica a todos no mundo" e que "quando um Estado tenta conquistar outro porque quer ser colonizador, é uma ameaça para todos aqueles que valorizam a sua independência".

Zelenski acompanhou a mensagem com imagens sobre as consequências da guerra na Ucrânia.

Por outro lado e na sua mensagem diária noturna, o Presidente da ucraniano indicou que na reunião de sexta-feira do Estado-Maior, a segunda esta semana, foram tomadas "certas decisões" que todos "vão ver".

Segundo Zelenski, foram discutidas principalmente questões relacionadas com fornecimentos militares e apoio às tropas ucranianas.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que provocou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, segundo estimativas da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.