A Guerra Mundo

Rússia ameaça cortar fornecimento de petróleo a países que limitem preços

None
Foto EPA/ANATOLY MALTSEV

O Governo russo ameaçou hoje cortar o fornecimento de petróleo aos países que decidirem limitar o preço daquele combustível.

"Se estabelecerem restrições aos preços, simplesmente não forneceremos petróleo e derivados a empresas ou países que impõem restrições", disse o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak.

Novak considera que a "interferência" nos mecanismos de mercado da indústria petrolífera só a desestabiliza.

De acordo com o membro do Kremlin, isso fará com que os consumidores europeus e norte-americanos, que já pagam caro pelo petróleo, paguem preços ainda mais.

Na quarta-feira, a secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, mostrou-se otimista após uma reunião com o seu homólogo britânico, Nadim Zahawi, sobre os progressos das equipas de negociação do G7 para chegar a acordo sobre um limite para os preços do petróleo da Rússia.

Yellen acredita que esta medida vai reduzir a renda de que Putin "precisa" para continuar a guerra na Ucrânia, reduzindo a pressão dos preços da energia sobre os cidadãos.

Novak observou que países como China ou Índia, para onde a Rússia redirecionou parte das suas exportações após o embargo acordado pela União Europeia há alguns meses, não apoiam a ideia de limitar os preços do petróleo.