Madeira

Confraria Enogastronómica organiza Jornada de Descoberta dos Vinhos da Ilha da Madeira

Fotos DR
Fotos DR

A Confraria Enogastronómica da Madeira estreou ontem, 22 de Setembro de 2022, a I Jornada de Descoberta dos Vinhos da Ilha da Madeira, com a chancela de Federação Internacional das Confrarias Báquicas (FICB), com um jantar de boas-vindas no Hotel Four Views Baía.

Esta é a primeira edição do novo formato de eventos da Federação Internacional (FICB), que convida um grupo restrito dos seus associados a rumar à descoberta dos vinhos de uma Região, através de uma jornada de vários dias, a terra de origem.

O secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, felicitou a confraria madeirense, por esta oportunidade única de afirmar a Madeira e os vinhos regionais no Mundo, perante um público tão conhecedor e exigente do universo vínico, pode ler-se numa nota enviada às redações. Concluiu, exortando os presentes, que esta seja a primeira de muitas jornadas na Madeira.

Marc Lesk, secretário-geral da FICB, também é citado, tendo este congratulado a abertura auspiciosa do novo formato, o primeiro evento federativo pós-covid, que forçou o cancelamento do Congresso Mundial em 2020 e o adiamento do  Concurso Internacional, em 2021, na Hungria.

A presente edição conta com a participação de confrades norte-americanos, eslovacos, italianos, finlandeses, franceses, entre outros que irão calcorrear a Ilha, conhecendo novos sabores e saberes regionais, envoltos pela magnífica paisagem local.

A jornada prossegue hoje, com a história do Vinho Madeira, na Blandy Wine Lounge, seguida de uma pisa de uva na Terra do Vinho - Estreito de Câmara de Lobos, onde os participantes desfrutaram da típica espetada harmonizada com o Xavelha, o vinho tinto local. Para finalizar o dia, os confrades visitam a Camacha, para desfrutar dos vinhos tranquilos Colombo, acompanhado dos generosos da casa Justino's.

No sábado, após uma visita ao Mercado Municipal do Funchal, a comitiva ruma a norte, para provar os vinhos da Quinta Barbusano, concluindo o dia com um típico Panelo, no Chão da Ribeira, ao sabor do Seiçal e das Terras do Avô.

O domingo iniciará com a Cerimónia de Entronização no Salão Nobre da Assembleia Regional da Madeira, prosseguindo com um almoço capitular em Santana, na Quinta Furão, harmonizado com os vinhos Terra Bona, Boneca de Canudo e Pedra de Fogo, sem esquecer uma visita ao Engenho no Porto da Cruz, um dos produtores do Rum agrícola de Cana Sacarina.

A jornada encerra com chave de ouro, um jantar de Gala, capitaneado pelo Chef executivo Octávio Freitas, que apresentará um menu recheado de estreias de vinhos tranquilos e generosos.