A Guerra Mundo

Zelensky acusa Rússia de tortura e diz que situação em Izium lembra Bucha

None

O Presidente da Ucrânia acusou a Rússia de tortura e comparou a situação revelada até agora em Izium, uma das cidades libertadas da região de Kharkov, com a que encontraram soldados seus em Bucha após a retirada das tropas russas.

"É prematuro adiantar números sobre as pessoas que foram enterradas. As investigações ainda estão em andamento", disse o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, em mensagem transmitida por vídeo, segundo o portal Ukrinform.

No entanto, segundo Zelenski, "há indícios claros de tortura e humilhação da população. Além disso, há indícios de que soldados russos que estavam nas proximidades daquele local dispararam contra aquelas sepulturas simplesmente por diversão".

Até agora, cerca de 440 sepulturas foram localizadas nas proximidades de Izium, na área libertada pelas tropas ucranianas de Kharkov.

Segundo Zelensky, as tropas russas teriam incorrido ali em "atrocidades" comparáveis às reveladas em Bucha, a cidade nos arredores de Kiev, onde em abril foram encontrados centenas de corpos de civis com sinais de tortura e de aparentemente trem sido executados.

A Ucrânia, apoiada por uma comissão da ONU e investigadores internacionais, acusa Moscovo de crimes de guerra naquela cidade dos arredores da capital.