Madeira

Meio milhão para reforço da rede dos manuais digitais na 'Francisco Franco' e 'Jaime Moniz'

None

A Escola Secundária Francisco Franco recebeu hoje Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, para acompanhar a experiência-piloto com novas metodologias de ensino digitais na instituição, neste ano lectivo.

O novo projecto está a ser monitorizado, ao todo, em quatro turmas de 10.º ano que provêm dos cursos de ciências e tecnologias, línguas e humanidades, ciências sócio-económicas e artes visuais. A visita decorreu na manhã de hoje, pelas disciplinas de Biologia, História e História da Cultura, sendo que a turma alusiva à economia, recebe o secretário apenas à tarde.

Na Região, de momento, dez são as turmas que dão continuidade ao processo experimental realizado no ano anterior. A Escola Francisco Franco integra o programa com quatro turmas que são o cenário para uma transformação e adaptação significativa das novas metodologias de ensino viradas para a nova era do digital.

Jorge Carvalho afirmou que está a ser realizada toda uma monitorização do projecto para que ocorra com sucesso e que, no próximo ano lectivo, as escolas interessadas possam alargar e complementar o seu ensino através da digitalização.

A formação de professores, a segurança dos equipamentos e o equipar das escolas são factores fundamentais para o funcionamento desejado e o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia acrescenta que tanto a Francisco Franco como o liceu Jaime Moniz vão receber apoios, com um investimento a rondar o meio milhão de euros, para reestruturar as insfraestructuras de forma a que possam responder às necessidades, relativas aos manuais digitais.

O investimento surge com o propósito direccionado para o suporte da rede de cada escola, que, com milhares de alunos em utilização simultânea, necessita de ser reforçada.

Jorge Carvalho realçou que “as escolas já estão preparadas, os professores estão também suficientemente treinados e formados e os alunos a expectativa que trazem é de continuar neste processo (digital) ”.

*Este trabalho foi elaborado pela estagiária Jéssica Sousa sob a supervisão do jornalista Jão Filipe Pestana