Madeira

"O tempo está a passar" e é urgente proteger os oceanos

Peter Thomson, enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Oceano, destaca trabalho do Governo Regional da Madeira na defesa das áreas marinhas protegidas

Foto Rui Silva / ASPRESS
Foto Rui Silva / ASPRESS

"Não pode haver um mundo saudável sem um oceano saudável!"

O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Oceano, Peter Thomson, alertou esta quinta-feira, 15 de Setembro, para a urgência de proteger os oceanos. O orador principal ‘Ilhas Selvagens - Um catalisador para a Economia Azul Sustentável Nacional’ louvou o trabalho do Governo Regional da Madeira na protecção das suas áreas marítimas, em especial, das Ilhas Selvagens cuja área foi alargada no último ano. 

Peter Thomson afirmou que o mundo deve olhar para o que o executivo madeirense tem feito nas Selvagens, assumindo que é importante criar um fundo global para compensar os governos das áreas marinhas protegidas, já que estão localizadas "nos países mais pobres do mundo". 

"Os governos devem ser compensados, não punidos por cumprir o seu dever na defesa dos oceanos". 

O enviado especial da ONU realçou os benefícios das áreas marinhas protegidas, nomeadamente económicos, apontando para ideias inovadoras para a economia Azul. 

Peter Thomson desloca-se amanhã à Selvagem Grande, onde será homenageado pelo Governo Regional.