5 Sentidos

'Artwalk' vai percorrer oito concelhos da Madeira até Dezembro de 2023

None

Até Dezembro de 2023 a associação Move - Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira vai apresentar o projecto 'Artwalk' em oito concelhos da Madeira.

A estreia sai à rua, dia 22 de Setembro, às 18 horas, na biblioteca municipal do concelho de São Vicente. Esta data está relacionada com o nascimento do escultor Maurício Fernandes, o homenageado deste projecto.

O principal objectivo do 'Artwalk' é "homenagear o escultor Maurício Fernandes, pelo seu percurso e contributo para o desenvolvimento da cultura e arte regional, principalmente na área do design", explica uma nota enviada à comunicação social, esta tarde.

O projecto é apoiado financeiramente pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

O convite foi feito a vários artistas e criativos de diferentes áreas de expressão que de alguma forma tiveram contacto com o escultor.

Carlos Costa, Eurico Santos, Evangelina Sirgado de Sousa, Filipe António, Graça Berimbau, Guilherme Fernandes, Luís Filipe, Mafalda Gonçalves, Ricardo Sousa, Ricardo Veloza, Rita Rodrigues e Teresa Jardim são os artistas convidados para esta primeira edição.

Vai também estar disponível uma exposição de vários trabalhos realizados pelo escultor homenageado, nos diversos núcleos culturais de cada um dos concelhos, por onde esta mostra vai passar.

A Move – Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira existe como movimento artístico desde 2008, tendo sido fundada por dois antigos alunos de artes plásticas e design da Universidade da Madeira.

Desde 2020 é uma associação sem fins lucrativos e mantém o seu objecto principal que é a criação, divulgação de projectos criativos e de eventos destinados à valorização da expressão criativa e do património material e imaterial da R.A.M.

Através do desenvolvimento de protocolos com diversos polos criativos e câmaras municipais, a MOVE pretende desenvolver projectos que potenciem o talento criativo e a cultura das cidades e vilas da Região. 

Saiba por onde vai estar o 'Artwalk'

  • De 22 Setembro a 31 de Outubro de 2022 - S. Vicente
  • De 4 Novembro a 31 de Dezembro de 2022 - Santana
  • De 10 de Janeiro a 17 de Fevereiro de 2023 - Machico (Solar do Ribeirinho)
  • De 1 de Abril a 1 de Maio de 2023 - Porto Moniz (Centro de Ciência Viva)
  • De 7 de Maio a 16 de Junho de 2023 - Porto Santo
  • De 25 de Junho a 25 de Agosto de 2023 - Santa Cruz (Casa da Cultura - Quinta do Revoredo)
  • De 22 de Setembro a 31 de Dezembro de 2023 - Funchal (Quinta Magnólia - Centro Cultural).