A Guerra Mundo

Moldova proíbe principal companhia aérea de retomar voos para a Rússia

None

A Air Moldova decidiu não retomar os voos diretos para Moscovo, como havia anunciado há alguns dias, segundo um comunicado da companhia aérea hoje divulgado.

"A Air Moldova não poderá realizar os voos anunciados anteriormente na rota entre Chisinau e Moscovo a partir de 01 de outubro. A venda de bilhetes para Moscovo foi suspensa", afirmou.

A medida tomada pela empresa segue uma diretriz da Autoridade da Aviação Civil da Moldova que proíbe as companhias aéreas domésticas de voar no espaço aéreo russo.

"No caso de a questão não ser resolvida com a Autoridade da Aviação Civil, reservamo-nos o direito de recorrer aos tribunais", anunciou a Air Moldova.

Ilan Shor, um dos líderes da oposição moldava, criticou a medida e assegurou que esta pretende "falir o setor da aviação" do país.

"É um ataque direto contra um dos setores estratégicos do país", escreveu Ilan Shor na rede social Telegram.

A Moldova, que faz fronteira com a Ucrânia, encerrou o seu espaço aéreo após o início da invasão russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, e até agora não retomou totalmente a atividade aeroportuária, embora tenha começado a operar voos da capital para a fronteira ocidental do país.