Maccabi Haifa: a locomotiva verde regressa à Liga dos Campeões

Fundado em 1913, o Maccabi Haifa é historicamente considerado um dos 4 grandes do futebol israelita, acompanhado-se neste restrito rol pelo Maccabi Tel Aviv, pelo Hapoel Tel Aviv e pelo Beitar Jerusalem. Porém, viveu as suas primeiras décadas de existência de forma discreta, sendo que apenas em 1942 participou pela primeira vez na final da Taça de Israel, onde foi goleado por 12-1 pelo Beitar Tel Aviv. Somente em 1962 alcançaria o primeiro êxito, graças ao triunfo por 5-2 na final da mesma competição, perante o Maccabi Tel Aviv. O palmarés começou a compôr-se na década de 80, sob a batuta de Shlomo Sharf, o técnico do bicampeonato de 1984 e 1985 dos Verdes de Haifa. Em 1988, alcançariam um histórico 10-0 num embate com o Maccabi Tel Aviv, que ainda hoje se trata da vantagem mais volumosa do Maccabi Haifa.

Contudo, após as celebrações da primeira dobradinha em 1991, ocorreu a aquisição do clube por parte de Ya'akov Shahar (atual proprietário) em 1992. Assim, estabeleceu-se um projeto com estabilidade financeira e que alavancou a conquista de notoriedade a nível nacional, assim como o início da aventura nas competições europeias. Deste modo, contando nas suas fileiras com Eyal Berkovic (ex-futebolista do Southampton, West Ham, Celtic, Blackburn, Manchester City e Portsmouth), arrecadaram a Taça de Isreal de 1993. Por isso, no ano seguinte tiveram uma notável campanha na Taça dos Vencedores das Taças, na qual apenas sucumbiram nas grandes penalidades frente ao Parma, nos oitavos de final, depois de eliminarem Dudelange e Torpedo Moscovo. A nível interno, o título de campeão nacional invicto do Maccabi Haifa, em 1994, ficou associado a um recorde de 48 encontros consecutivos sem perder, daquela que ficou considerada como o elenco mais dominador na história do futebol em Israel, valendo-lhe a alcunha de Locomotiva Verde. Em 1999, depois da conquista de mais uma Taça nacional no ano anterior, contando no plantel com Alon Mizrahi (maior goleador da liga israelista desde 2004), o Maccabi Haifa eliminou o Paris Saint Germain e o SV Reid da Áustria, caindo nos quartos-de-final frente ao Lokomotiv de Moscovo.

Em 2000, com a entrada de Avram Grant no cargo de treinador, guiados pelo prodígio Yossi Benayoun (que viria a singrar numa carreira ilustre na Premier League, ao serviço de Liverpool, Chelsea, West Ham e Arsenal), e ainda com o trio Rosso, Zutautas e Aiyegbeni (ex-Gil Vicente), lograram outro bicampeonato. Em 2002, ano de sonho europeu concretizado: primeira participação de sempre de um clube israelista na Liga dos Campeões, que ficaria marcada pela impressionante vitória ao Manchester United por 3-0, em Nicósia (dado o escalar do conflito com a Palestina, por razões de segurança as partidas europeias do Maccabi Haifa foram realizadas na capital cipriota). A soma de 7 pontos no grupo onde enfrentaram Bayer Leverkusen e Olympiakos garantiu o terceiro posto e a qualificação para os 16avos de final da Taça UEFA, pelo AEK de Atenas (8-1 no agregado). Em 2006-2007, a participação na Taça UEFA permitiu um 2º lugar no grupo A, atrás do Rangers, seguindo-se uma eliminatória dramática com o triunfo tangencial contra o CSKA Moscovo (1-0) e uma pesada derrota por 4-0 no encontro em Málaga a ditar saída na competição nos oitavos de final.

Após a conquista do 11º campeonato em 2009, a temporada seguinte contou com a segunda participação dos Verdes de Haifa na fase de grupos da Liga milionária, onde não conseguiram superar o poderio do finalista desta edição Bayern de Munique e do Bordéus (que passou à próxima fase como líder do grupo A) e da Juventus (que seguiria para a Liga Europa), não somando qualquer ponto nem qualquer golo. Registaram-se depois mais 2 participações na Liga Europa em 2011-2012 (afastados no grupo J pelo Schalke 04 e pelo Steaua de Bucareste) e em 2013-2014 (superados no grupo L pelo AZ Alkmaar e pelo PAOK de Salónica) e na Liga Conferência 2021-2022 (último posto do grupo E, vencido pelo finalista Feyenoord).

Na presente temporada, surpreenderam na segunda ronda de qualificação no reencontro com o Olympiakos (5-1 no total das 2 mãos). Seguiu-se uma nova goleada por 4-0 ao Apollon Limassol, suficiente para superar o desaire por 2-0 no Chipre. Por fim, o play-off de acesso foi um mar de emoções: no Estádio Sammy Ofer, uma derrota ao intervalo ao intervalo por 1-2 foi convertida numa fantástica reviravolta para 3-2, fruto dos golos de Pierrot (5 golos nas pré-eliminatórias da prova milionária) e de Chery (um dos veteranos deste elenco, com 2 golos na Champions esta época); na segunda mão, em Belgrado, a sorte bafejou o Maccabi Haifa, pois o avançado do Estrela Vermelha Pavkov marcaria na própria baliza em cima do minuto 90 (2-2), devolvendo a vantagem de 1 golo aos israelitas na contenda. Por conseguinte, selou-se a terceira passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões do Maccabi Haifa, onde será adversário de PSG, Juventus e Benfica.

Luís Enrique Santos