Madeira

PCP Madeira na Festa do Avante! com stand próprio

Comunistas levam, ao Seixal, gastronomia, artesanato e uma Exposição política sobre a importância histórico-social da ‘Revolta do Leite’ (1936) na luta contra o regime de Salazar

None

A Festa do Avante! começa na próxima sexta-feira, 2 de Setembro, na Quinta da Atalaia, no Concelho do Seixal, e decorre até domingo, dia 4 de Setembro, preparada para receber milhares de visitantes, mais ainda do que em 2021.

Nesta edição da Festa do Avante! a Madeira estará representada no stand próprio, com a gastronomia e o artesanato da Região, assim como também através de uma Exposição política sobre a importância histórico-social da “Revolta do Leite” (1936) na luta contra o regime de Salazar.

Na sua 46.ª edição, a programação da Festa do Avante! garante 3 dias com o mais vasto e diversificado programa do panorama nacional. À música ao ar livre - com dezenas de artistas e diversos palcos -, soma-se a gastronomia nacional e internacional, o teatro, o cinema, o desporto, as artes plásticas, a literatura, o debate político e muito mais.

Os visitantes podem assistir a inúmeros concertos de música de vários géneros musicais (incluindo música clássica), em diversos palcos de diferentes dimensões, a atuações de grupos corais, de ranchos folclóricos, a animação de rua, a dança, a peças de teatro, a cinema. Realizam-se dezenas de debates políticos, exposições políticas e de artes plásticas, de ciência (incluindo experiências). Há gastronomia, artesanato e jogos tradicionais. Há a festa do livro e do disco. Há um espaço com um parque infantil com atividades e programação dedicada às crianças. A Festa do Avante! inclui também um importante programa desportivo com inúmeras modalidades. Um dos momentos altos é a realização do Comício, no domingo à tarde.

A Festa do Avante! é um evento político-cultural, organizado pelo Partido Comunista Português. É o maior e o primeiro evento do género realizado em Portugal. A primeira edição realizou-se em 1976, na FIL, em Lisboa. Tendo passado por outros locais, realiza-se, desde 1990 na Quinta da Atalaia, na freguesia da Amora, no concelho do Seixal, num terreno junto à baía. Por norma, tem a duração de três dias que começa na primeira sexta-feira de setembro.

A sua construção é feita de forma militante. São os comunistas e amigos que constroem a Festa dedicando o seu tempo livre e o melhor das suas capacidades para organizar e construir o programa, para montar as estruturas, para pintar as paredes, montar os balcões e as exposições, cuidar dos espaços verdes, etc. São também eles que asseguram o funcionamento nos dias da Festa. Esta característica única - em que se anula a fronteira entre quem faz e quem usufrui - dá à Festa um ambiente diferente de qualquer outro.

No cartaz dos eventos musicais para este ano há nomes como Pongo, Carminho, Júlio Resende, Paulo Bragança, Marta Ren, Paula Oliveira com Ricardo Ribeiro, Scúru Fitchádu, Fogo Fogo, entre muitos outros.

A Festa do Avante! é um ponto de encontro para os milhares de pessoas que a visitam todos os anos, num espaço em que se respira e vive liberdade, de olhos postos num futuro de progresso. É a Festa da amizade, da juventude, da paz, dos trabalhadores, da solidariedade, da camaradagem, da cultura, do desporto, da luta, do convívio, da família e da criança.