Comunidades Madeira

Centenas de emigrantes presentes na tradicional Corrida do Santíssimo Sacramento em New Bedford

None

Pedro Fino esteve presente e, inclusivamente, ganhou a corrida do seu escalão

No âmbito da visita a New Bedford onde decorrem as Festas do Santíssimo Sacramento, uma das maiores celebrações portuguesas fora do território nacional, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, participou ontem na Corrida do Clube Santíssimo Sacramento, onde teve a possibilidade de interagir com muitos emigrantes que aderiram a esta iniciativa e de conhecer de perto mais uma tradição e costume local, que se faz também através do desporto.

Pedro Fino participou na corrida com o conselheiro da Madeira para os Estados Unidos da América, Leonel Teixeira, tendo inclusive arrecadado o primeiro lugar na sua categoria (40-49 anos).

Foi um momento de convívio, de total comunhão com a nossa comunidade, comunidade essa que confere muita importância a este momento desportivo das Festas Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas

No âmbito destas Festas, Pedro Fino tem mantido contactos informais com várias personalidades, nomeadamente com o Governador do Estado de Massachussets, Charlie Baker, o Mayor da cidade de New Bedford, Jon Mitchell, bem como o deputado estadual, filho de lusodescendentes açorianos, Tony Cabral.

Para o dia de hoje, último dia das Festas, está agendado o momento alto, o Desfile/Parada, que é presenciado por milhares de pessoas vindas dos mais variados pontos. O clube organizador, o Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, tem como missão apoiar os estudantes e instituições de caridade. Por esse motivo, após o desfile, haverá uma entrega de bolsas de estudo no Campo da Madeira.

Sobre as Festas do Santíssimo Sacramento:
Revestem-se de uma forte tradição, sendo que aconteceram pela primeira vez em 1915, por iniciativa de quatro emigrantes madeirenses, que deixaram a sua terra natal à procura de uma vida melhor. Em acção de graças e em louvor ao Senhor por terem chegado sãos e salvos ao destino que escolheram para começar uma nova vida, depois de uma travessia atribulada pelo Atlântico, que quase fez naufragar o barco onde viajaram, estes emigrantes decidiram organizar em New Bedford a primeira festa do Santíssimo Sacramento, à semelhança do que é feito em muitas localidades da Madeira. A partir daí tornou-se uma tradição, onde a cultura madeirense está sempre em destaque. Desde então tornaram-se numa das maiores celebrações portuguesas fora do território nacional, juntando todos os anos mais de 100 mil pessoas.