Madeira

Forças Armadas evacuaram seis pessoas do Porto Santo e salvaram cinco no mar em uma semana

Fotos DR/EMGFA
Fotos DR/EMGFA

As Forças Armadas, no período de 29 de Julho a 4 de Agosto, prestaram diferentes apoios militares a emergências civis no âmbito dos incêndios rurais, busca e salvamento e evacuações médicas, em Portugal Continental e Regiões Autónomas. Na Madeira, em especial a Força Aérea efectuou seis evacuações e salvou cinco vidas no mar no espaço de uma semana.

No apoio ao combate a incêndios rurais, no âmbito do plano HEFESTO de apoio à ANEPC, foram realizadas 20 horas de voo por 2 Helicópteros de Reconhecimento Avaliação e Coordenação (HERAC), empenhados 11 pelotões de vigilância ativa pós-incêndio e quatro destacamentos de Engenharia com máquinas de rasto.

Já em ações de vigilância e deteção de incêndios rurais, no âmbito do plano REVELLES de apoio à GNR,  foi realizado um total de 77 horas de voo nos 17 voos dos sistemas aéreos nao tripulados a partir das bases de Mirandela, Lousã e Beja e 86 patrulhas de vigilância e deteção. Ao abrigo do Protocolo Faunos com o ICNF foram realizadas 156 patrulhas.

Em Portugal Continental e nas regiões autónomas foram realizadas, durante este período, 12 evacuações médicas por via aérea (uma no Continente, cinco nos Açores e seis na Madeira).

No âmbito da busca e salvamento, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) conduziu nove ações, contabilizando 13 vidas salvas. O MRCC Delgada conduziu três ações, com meios do Sistema de Forças Nacional (um helicóptero EH101 e uma Unidade naval). O Sub Centro do Funchal (MRSC Funchal) conduziu duas ações, contabilizando cinco vidas salvas.