Madeira

Porto Santo assinala elevação a cidade no domingo

Hoje arranca a animação de Verão na Ilha Dourada

None

No próximo domingo, o Porto Santo assinala a elevação da vila a cidade, naquele que é o 26.ª aniversário desta efeméride. 

Segundo informação divulgada pela autarquia, a data será assinalada com várias iniciativas, onde se incluem dois concertos, a partir das 21h30, no Largo das Palmeiras, um do grupo de música local 'Os Aosesses', seguindo-se a actuação do artista Miguel Pires, com o espectáculo 'Big Band - Tributo a Elton John'. 

As comemorações terão início às 10 horas no edifício da Câmara Municipal e, segundo a mesma fonte, contarão com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho. A ocasião servirá, também, para a entrega dos Prémios de Mérito Escolar aos alunos das escolas do Porto Santo com os melhores resultados, no ano lectivo 2021/2022. 

Ana Neves, assistente hospitalar de Imunoalergologia, será a oradora da Sessão Comemorativa do Dia da Cidade, uma jovem porto-santense

, após o término do ensino secundário, seguiu “viagem” para continuar a alcançar as suas metas profissionais, primeiro com uma passagem pelo curso de enfermagem e hoje com um mestrado integrado em Medicina, pela Universidade de Medicina de Coimbra.

Para Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal ‘’é com muito orgulho que vou fazer parte deste dia tão importante para o Porto Santo. Vinte e seis anos passados, desde a elevação da Vila Baleira a Cidade, muito é aquilo que se encontra diferente e em desenvolvimento. É um privilégio viver e trabalhar numa cidade com grandes potencialidades, em várias áreas, mas sei que a maior e melhor riqueza do nosso concelho são as pessoas e nelas está o nosso maior desafio’’.

Arranque da animação de Verão 

Para hoje está previsto o arranque da habitual animação de Verão, na Ilha Dourada. No palco do Largo das Palmeiras vão passar os animadores de rua 'Street entertainers'. Do programa constam, também, actuações dos 'Aosesses', do 'Joana Trio’s', Sónia Soares, 'Amigos do Cantar', Marcial, entre outros artistas. Esta animação decorrerá até 15 de Setembro.

De regresso está, também, a Festa das Vindimas, que acontece a 25 de Agosto. No âmbito deste evento, estão previstas provas de vinho e de mosto, montagem de um lagar público e demonstração do seu processamento, assim como uma exposição de utensílios relacionados com a vinha, para além de muita animação musical com grupos de cantares tradicionais.