Madeira

PAN Madeira foi até Câmara de Lobos para ouvir as preocupações da população

Falta de segurança, drogas e necessidade de apoios para os agricultores foram algumas das problemáticas apontadas

None

Durante este mês de Agosto, o PAN Madeira vai passar por todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira para ter um contacto directo com a população e compreender os "anseios". O roteiro iniciou-se no município de Câmara de Lobos, o terceiro município com mais população na Madeira e o mais jovem a nível de média de idades. 

Segundo um comunicado enviado pelo partido, foi constatado que o que mais causa preocupação à população é a "falta de segurança"  que tem sido "comum nos últimos tempos".

A droga voltou a ser um flagelo nesta comunidade, algo que se semelha à década de 90. O PAN Câmara de Lobos considera que houve um desleixo por parte das entidades governamentais pois pouco ou nada fazem para combater este flagelo". PAN Madeira.

O partido não deixou de reparar nas decorações "magníficas" das festas de Verão no concelho, elaboradas por várias associações de cariz social, aproveitando o lema da reciclagem.

É com enorme satisfação que avaliamos o trabalho destas associações, destacando essencialmente a Associação 'Teatro Metaphora', uma associação sem fins lucrativos que realiza um trabalho excepcional com a população do concelho de Câmara de Lobos. Destacamos as inúmeras actividades culturais que dinamizam, as actividades ambientais e as decorações das portas do centro histórico aproveitado materiais reciclados. Acreditamos que esta associação deveria ser um bom exemplo para tantas outras na nossa região. PAN Madeira.

A visita continuou, desta vez a norte, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde, o PAN Madeira refere que a população voltou a reforçar o "problema da droga". Também foi destacado a "falta de transporte", bem como a "falta de apoio à habitação social".

Apesar destas problemáticas, assinalamos com agrado a produção de vinho realizado nesta freguesia, responsável por 70% do Vinho Madeira produzido na região. É com agrado que assistimos o cuidado que os vinicultores têm com as suas vinhas, pois em muitos casos não usam qualquer químico nessas mesmas produções. PAN Madeira.

No Jardim da Serra e Quinta Grande, a preocupação diz respeito "à falta de apoios à agricultura". No comunicado, o partido refere que devido às alterações climáticas, o agricultor "não tem segurança nas colheitas", pois o "o tempo tem estado cada vez mais instável". 

As alterações climáticas apresentam na sua generalidade elevados custos, económicos, ambientais e sociais nestas populações que vivem da agricultura, pois se desenvolverem maioritariamente ao ar livre e com isso dependerem das condições meteorológicas. PAN Madeira.

Assim, o PAN considera que o futuro passa por "continuar a produzir mitigando os seus efeitos, sobretudo negativos, para o agricultor, para isso é necessário implementar medidas corretivas e de resposta a emergências".

No Curral das Freiras o projecto de construção do teleférico foi apontado como a "grande preocupação", pois, como diz o partido, "não traz nenhum benefício a esta população".

Consideramos assim que os milhões de euros previstos para a construção deste teleférico deveria ser investido na qualidade de vida das populações e nas acessibilidades à esta freguesia, a mais isolada da Madeira. O PAN Câmara de Lobos considera que estes milhões de euros poderiam ser investidos na construção de um túnel que ligue a freguesia de Boaventura ao Curral das Freiras, facilitando assim o acesso da população da costa norte à Cidade do Funchal. Seriam poupados tempo, emissões de carbono e resolveria a enorme asneira de engenharia que é o túnel da encumeada. Também o futuro da escola, que já foi a melhor do país é uma preocupação que nos foi manifestada, pois o envelhecimento da população e a partida dos jovens leva a que existam cada vez menos crianças na freguesia. PAN Madeira.

A concluir, o partido considera que Câmara de Lobos "merece mais" e que ainda há tempo para construir "um futuro melhor, onde os jovens não tenham nem que partir  nem que cair nas malhas da droga".

Este é um povo duma garra imensa que gosta e muito faz pela nossa terra". PAN Madeira.