Desporto

Regata Discoveries Race parte hoje do Funchal

Foto ARVM
Foto ARVM

A largada da quinta etapa foi antecipada para as 17 horas de hoje na baía do Funchal.

A terceira edição da Regata internacional Discoveries Race tem hoje a largada para a quinta e derradeira etapa, ligando a cidade do Funchal à cidade de Las Palmas, em Gran Canária.

A partida desta última etapa que conta com um percurso de cerca de 283 milhas náuticas estava agendada  para as 19 horas, mas a mesma veio a ser antecipada para as 17 horas.

"Vimos por este meio informar a todos os entusiastas e seguidores da Regata Discoveries Race que após a Reunião Técnica realizada no dia de hoje, foi decidido a antecipação da hora de largada para as 17h00", pode ler-se na mensagem deixada na página de facebook da Associação Regional de Vela da Madeira, instituição que faz parte da organização deste evento internacional que está a cargo, desde a primeira edição da Confraria Europeia de Vela. 

Na linha de largada estarão seis embarcações e será montada entre o cais da Cidade do Funchal e o farol do molhe Sul da Pontinha.

Após a largada as embarcações terão de rondar uma bóia de percurso (próximo do Complexo Balnear da Barreirinha), dirigindo-se para Las Palmas de Gran Canaria.

No que concerne às classificações a embarcação madeirense 'Swing' de José Augusto Araújo lidera a classificação na classe ORC e é a mais forte candidata a conquistar o título, feito que alcançaram na edição anterior, em 2019.

Já o troféu Fernão Magalhães poderá voltar para as 'mãos' dos madeirenses tal como em 2019. De referir que este troféu é entregue à embarcação vencedor em tempo real, no somatório das cinco etapas.

Quanto à classe OPEN, a embarcação 'Atlantis' de Iván Prieto, vencedora da quarta etapa que ligou Sines à Madeira percorreu lidera a classificação.

Para além da competição propriamente dita este evento internacional conta com uma forte componente social destinada a todos os velejadores e elementos ligados à organização.

Nesse sentido, e na estada na Madeira, a organização realizou várias iniciativas, entre elas uma visita ao Museu Quinta das Cruzes (residência de João Gonçalves Zarco, descobridor da Ilha da Madeira), assim como um tour com início no Mercado dos Lavradores, “zona velha” da Cidade, subida de teleférico até ao Monte, passagem pelo teleférico até ao Jardim Botânico com visita a esta quinta.

Ainda no dia de ontem a comitiva foi recebida nos Paços do Concelho do Funchal, ao início da tarde, enquanto durante a noite realizou-se o jantar de entrega de prémios, no restaurante 'O Lagar'.