Desporto

Calendários do futebol jovem regional já são conhecidos

None

Foram hoje conhecidos, na sede da Associação de Futebol da Madeira (AFM), os calendários referentes às competições de futebol jovem regional, no decorrer de um encontro que juntou responsáveis da associação e dos clubes.

Os juvenis são os primeiros a iniciaram a nova época desportiva, nomeadamente com a Divisão de Honra Regional, que tem início agendado para 18 de Setembro. No fim-de-semana seguinte, arranca a I Divisão do mesmo escalão.

No dia 24 de Setembro, sábado, será a vez do escalão de juniores iniciar a temporada 2022/23, com a primeira jornada dos campeonatos da Divisão de Honra e da I Divisão.

No dia seguinte, 25 de Setembro, será a vez dos iniciados jogarem a jornada inaugural em ambos os campeonatos: Divisão de Honra e I Divisão. A primeira fase prolonga-se até ao final de Outubro, após a disputa de sete jornadas

Os campeões da Divisão de Honra Regional de Juvenis e Iniciados terão a possibilidade de representar a Madeira nas novas competições criadas pela Federação Portuguesa de Futebol: Campeonato Nacional SUB-17 e SUB-15 de II Divisão. Os vencedores regionais participarão numa fase regular de 14 jornadas, que determinará os clubes que subirão ao escalão principal, além do campeão nacional.

O campeão da Honra de Juniores representará a região na '2.ª Fase - Subida' e possivelmente na '3.ª Fase - Apuramento de Campeão' do Campeonato Nacional SUB-19 de II Divisão, segundo os moldes já praticados na época 2021/22.

As Supertaças Regionais antecederão os inícios dos campeonatos, estando a primeira partida agendada para o dia 11 de Setembro, para a categoria de juvenis. No dia 18 de Setembro os iniciados terão o jogo decisivo, estando o jogo de juniores marcado para o dia 28 de Setembro. Os oponentes, locais e horários serão conhecidos oportunamente.

Os sorteios dos restantes campeonatos de futebol, assim como das competições de futsal, decorrerão nas próximas semanas.