A Guerra Mundo

Papa Francisco deplora "loucura" da guerra e lembra as vítimas "inocentes"

None

O Papa Francisco deplorou hoje a guerra em curso na Ucrânia que foi desencadeada há seis meses pela Rússia, conflito que classificou com uma "loucura" e que está a atingir vítimas "inocentes".

"Renovo o meu apelo a implorar a paz para o querido povo da Ucrânia que há seis meses sofre a dor da guerra. Espero que sejam adotados passos concretos para que seja alcançado o fim da guerra e afastar o risco de um desastre nuclear em Zaporijia", disse o líder da Igreja Católica dirigindo-se aos fiéis presentes na audiência geral de quarta-feira no Vaticano.

O Papa recordou os "prisioneiros" e todos aqueles que se encontram "em situação de fragilidade", pedindo às "autoridades responsáveis que lutem pela libertação" destas pessoas.

Francisco referiu-se também "às crianças, refugiados e órfãos", "tanto russos como ucranianos".

"Penso na crueldade, nos inocentes que estão a pagar esta loucura, a loucura de todas as partes, porque a guerra é uma loucura. Os inocentes pagam pela guerra", sublinhou, acrescentando críticas à indústria do armamento.

"São eles que ganham com a guerra" disse.

O pontífice recordou igualmente outros países que enfrentam situações de guerra como a Síria e o Iémen, pedindo "paz para todos".

O Papa Francisco recebeu recentemente o embaixador ucraniano junto da Santa Sé, Andrii Yurash, numa altura em que o Vaticano estuda uma possível viagem do pontífice a Kiev para pedir o fim da guerra.

Esta deslocação à capital ucraniana, ainda não confirmada, poderá acontecer antes da visita do pontífice ao Cazaquistão, prevista para 13 de setembro.