Madeira

BE-M contra privatização do Lar da Bela Vista

None

O BE-M está contra a privatização do Lar da Bela Vista.

De acordo com Dina Letra, coordenadora regional, "o PSD/CDS deixaram há muito de governar para os madeirenses e porto-santenses e estão a vender a Madeira".

O Bloco de Esquerda está contra a privatização do Lar da Bela Vista, o maior lar público da Região e numa área onde há tanta carência. Está contra este modelo de governo mercantilista do PSD/CDS, que está a vender o Estado Social e os serviços públicos essenciais de apoio à população". Dina Letra
E é preciso dizer aos madeirenses e porto-santenses que há alternativa e que existe outro modelo de governação". Dina Letra

De acordo com Dina Letra, "temos uma população envelhecida, com muitas doenças crónicas, com poucos recursos financeiros e é preciso dar às famílias uma alternativa de cuidados dos seus idosos que não seja apenas o de deixá-los nas urgências do hospital, como muitas vezes é sugerido".

"Há uma carência enorme de lares e isto não pode ser mais um negócio. É uma responsabilidade do Governo Regional prestar assistência aos seus idosos e a quem já deu tanto à nossa terra", sustenta. 

Por isso, o BE-M "defende uma rede pública de cuidados que reforce a oferta pública de lares e de centros de dia; que reforce a rede de apoio domiciliário e que apoie de facto os cuidadores informais e não lhes dê apenas esmolas, a que muitos nem sequer têm acesso, e que mantém tudo na mesma".

É ao Governo que compete assegurar essa rede pública de cuidados, de modo a que todos os cidadãos, e não apenas aqueles que têm dinheiro, tenham acesso, e onde as famílias possam deixar os seus familiares quando não têm forma de lhes prestar os cuidados necessários em casa". Dina Letra

"Já fomos uma referência nacional na área dos cuidados, infelizmente este governo PSD/CDS não tem feito qualquer investimento nos lares públicos, nem nos poucos existentes nem em nova oferta perante a imensa carência que existe e é a degradação a que se assiste e agora a tentativa de entrega a mais um monopólio privado", concluiu.