Alterações Climáticas Madeira

Zonas altas do Funchal terão mais uma 'faixa corta-fogo'

None

"As zonas altas da cidade do Funchal vão estar mais protegidas dos incêndios", anuncia a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, referindo-se à conclusão de uma intervenção que irá criar uma nova faixa corta-fogo nas zonas altas da freguesia São Roque.

Susana Prada visitou, hoj,e a obra em curso, no Montado da Esperança, local que foi particularmente atingido pelos incêndios.

Na ocasião, a governante explicou tratar-se da "continuidade de um trabalho que tem vindo a ser feito para preparar a Madeira para o aumento do risco de incêndio, que decorre das alterações climáticas."

“À semelhança do que acontece no Caminho dos Pretos, também nas zonas altas de São Roque o Governo Regional está a criar uma 'faixa corta-fogo'. Uma intervenção que pretende: criar uma descontinuidade através do alargamento e da ampliação de um caminho florestal; proceder à limpeza da vegetação; e construir um tanque e uma rede hídrica com várias bocas de incêndio”, explicou.

A empreitada está orçada em cerca de 5 milhões de euros, e prevê-se que após a sua conclusão haja "menos carga combustível e uma melhor acessibilidade para o combate aos incêndios protegendo, desta forma, a população", reforçou a secretária com a pasta do Ambiente.

O presidente da Junta de freguesia de São Roque, Pedro Gomes, esteve igualmente presente na visita.