País

Preços na produção industrial aumentaram 24,8% em Julho

None

Os preços na produção industrial aumentaram 24,8% em Julho face ao período homólogo, menos oito décimas face a Junho (+25,6%), devido sobretudo à subida dos preços da energia e dos bens intermédios, anunciou hoje o INE.

"O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou um aumento homólogo de 24,8% em julho (25,6% em junho)", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado, realçando que "evolução dos preços da energia e dos bens intermédios continuou a ser determinante para o crescimento do índice total", sem os quais o índice cresceu 10,9% no mês em análise.

Estes dois agrupamentos contribuíram de forma mais expressiva para a variação do índice total, com 12,3 pontos percentuais e 7,8 pontos percentuais, respectivamente, "em resultado de crescimentos de 60,9% e 20,9% (63,6% e 22,3% em junho, pela mesma ordem)".

O INE acrescenta que, com exceção dos bens de consumo, "todos os agrupamentos apresentaram variações menos intensas que no mês precedente".

No caso de se excluir o agrupamento de energia, adianta que o aumento dos preços na produção industrial foi 15,6% em Julho, quando em Junho a subida tinha sido de 16,1%.

Em termos mensais, o índice agregado registou em julho um aumento homólogo de 0,7%, contra 1,4% em igual mês do ano passado, salienta o INE.