Análise

Valha-nos Senhora do Monte!

Perante tanta incompetência terrena, resta implorar auxílio divino

Valha-nos Senhora do Monte, distinta padroeira da Região, lembrada por estes dias, pois cá por baixo não há sinais que encorajem os mais remediados a ter esperança. Antes pelo contrário. A vida está cara como nunca, com a inflação a subir a um ritmo que os salários não acompanham. E ainda aqui vamos pois bem pior estaremos se houver escassez de bens essenciais e consequente leilão do pouco que existe, só acessível a quem der mais.

Valha-nos Senhora do Monte pois ainda falta mais de um ano para as eleições regionais e já há quem se ponha em bicos de pés para não ser ignorado, mesmo que nada tenha feito de útil pelo colectivo, enquanto outros aspirantes aos lugares cómodos denotam preocupantes alucinações e observações infundadas.

Valha-nos Senhora do Monte que a oposição ao PSD e à sua muleta predilecta está de novo mergulhada numa voragem autofágica. Melhor do que slogan propagandeado seria que o PS-M não confundisse pluralismo democrático com indisciplina premeditada. E que houvesse memória. Por este andar, nem com velinhas e peregrinações os socialistas chegam ao poder.

Valha-nos Senhora do Monte das desculpas esfarrapadas em torno de dossiers que lesam o normal funcionamento da sociedade. O que se passa desde alguns meses no concurso dos transportes públicos de passageiros é caso de polícia, a merecer investigação jornalística. Assim o faremos.

Valha-nos Senhora do Monte que nem em férias uma pessoa tem sossego, graças aos arraiais que violam claramente a lei do ruído em freguesias que não têm um cêntimo para zelar pela segurança dos seus, mas não se coíbem em ser festeiras, nuns casos despesistas, noutros desleixadas.

Valha-nos Senhora do Monte que viajar de avião é cada vez mais uma aventura incerta, ora por incúria humana que permite à passarada continuar a ser uma perigosa ameaça aeronáutica - contenha-se o PAN que ninguém está a incitar ao abate de abelhas, de melros e de gaivotas! -, ora por manifesta incapacidade de gestão de frotas e de recursos.

Valha-nos Senhora do Monte que ao abrigo do futebol, que tanto gera pequenos geniais como grandes energúmenos, proliferam delinquentes que se acham legitimados para a patifaria organizada só porque a justiça é lenta e cega e o policiamento caro e ineficaz.

Valha-nos Senhora do Monte que a burocracia dá estatuto a quem se sente realizado empatando a vida ao próximo e complicando o que é fácil talvez à espera que o especial favor seja compensado por fora.

Valha-nos Senhora do Monte pois aqueles que estão próximos do altar dificilmente enxergam a forma atabalhoada como se fazem nomeações pastorais, já que a lógica instalada não respeita os estados de alma de alguns padres e das comunidades.

Valha-nos Senhora do Monte pois bem sabeis que as promessas de circunstância também espelham a humilde condição humana em que perante tanta incompetência terrena só resta implorar auxílio divino.

Valha-nos e livrai-nos do mal. Se o ódio, o palpite e a intrujice pagassem imposto, os anunciados choques fiscais não faziam curto-circuito e não teríamos que dar ao Estado 50% do que ganhámos com o suor do nosso rosto.